Atenção aos sintomas de problemas cardíacos

Falta de ar e dor no peito são os sintomas clássicos de problemas cardíacos, mas alguns outros sinais, como cansaço constante, dificuldade para respirar, tonturas e náuseas ao fazer algum esforço podem indicar que o coração não está funcionando muito bem.

Para o cardiologista Walmor Lemke, estes “sinais” não podem ser negligenciados.

O médico alerta que é importante valorizar os sintomas quando eles aparecem, procurar um médico especialista e realizar exames para saber se o problema é realmente sério.

Um dos sinais do ataque cardíaco, por exemplo, é o suor durante o mal estar e muita gente o ignora.

Fumantes, diabéticos e hipertensos, além de pessoas com histórico de doença cardíaca na família, são os grupos que mais têm chances de desenvolver problemas cardiovasculares. Por isso, devem ter atenção redobrada ao sentirem qualquer um dos indícios, principalmente se for um desconforto que começa no peito e vai até o braço esquerdo.

Outros fatores de risco, como estresse, sobrepeso acentuado e o uso de remédios muito fortes também agravam os sinais de quem já tem uma predisposição à enfermidade.

“Alimentação balanceada, com ingestão principalmente de verduras e legumes e prática de exercícios físicos, um estilo de vida mais voltado para a saúde é fundamental para prevenir e evitar problemas no coração”, completa o especialista.