Aparelho ajuda a visualizar cirurgias odontológicas

Graças à anatomia da cavidade bucal, a visualização de cirurgias odontológicas pelos estudantes sempre foi considerada bastante complicada. Para solucionar o problema, o professor do curso de Odontologia da PUCPR Wilson Kenji Shiroma desenvolveu um equipamento denominado Sistema de Imagem para Ensino em Odontologia (SIEO).

Desenvolvido em 2002, durante o curso de mestrado em Engenharia Biomédica do Cefet-PR, o equipamento é composto por um suporte – constituído de uma lâmpada e de uma microcâmera – que durante os procedimentos cirúrgicos é colocado sobre a cabeça do professor.

A microcâmera é focalizada na boca do paciente, e as imagens captadas são transmitidas a um monitor de TV, através do qual os alunos podem acompanhar em tempo real tudo o que está se passando: “Os alunos vêem as imagens do mesmo ponto de vista do professor que está fazendo a cirurgia. Assim, o que o cirurgião enxerga, eles também enxergam”, explica Wilson.

O equipamento também permite a transmissão de sons, possibilitando aos alunos ouvirem todos os ruídos gerados pelos aparelhos utilizados no decorrer do procedimento. “O SIEO reduz as dificuldades que os alunos de Odontologia normalmente possuem para acompanhar as cirurgias, conseqüentemente influenciando de forma direta no aprendizado”, comenta.

Medicina

Como o equipamento também pode ser utilizado na Medicina, em diversos tipos de cirurgia, a idéia de Wilson é divulgá-lo em outras universidades do Paraná e de outros estados brasileiros. No momento, ele está buscando parcerias com empresas interessadas no desenvolvimento comercial do equipamento: “O protótipo do SIEO teve um custo inicial de R$ 3 mil. É relativamente barato se comparado com equipamentos similares estrangeiros, que são bem mais caros”.

Voltar ao topo