Algumas pessoas desenvolvem manchas com a exposição ao sol e, conseqüentemente, à radiação ultravioleta, conhecidas por melasma. Elas podem e devem ser tratadas, sob supervisão médica.

O verão sempre traz boas recordações. Festas de fim de ano, praia, piscina, sol, passeios, descanso. A estação mais quente do ano deixa muitas marcas de ótima lembrança. No entanto, outras, muitas pessoas querem esquecer prontamente, pois com o sol forte que marcou os últimos meses, podemos perceber que nem tudo são flores. ?O sol e o sal, silenciosamente, agiram sobre os cabelos, a pele e as unhas, de tal maneira que as pessoas precisam de alguns cuidados especiais para recuperá-los?, reconhece a dermatologista Sylvia Ypiranga.

A especialista esclarece que, mesmo tendo usado um bom creme com filtro solar, além de chapéus, os cabelos se ?ressentem? muito da incidência dos raios solares. Conforme Sylvia, isso ocorre devido principalmente a algumas particularidades da estação: o metabolismo é mais acelerado, assim o cabelo cresce mais rápido, revelando também aquelas indesejáveis ?pontas? mais precocemente. Além disso, com o intenso calor, a transpiração se torna mais intensa, fazendo com que os cabelos sejam lavados um maior número de vezes. ?Sem contar a excessiva exposição ao cloro nas piscinas e a água salgada nas praias?, sublinha. Nesses casos, o cuidado deve ser ainda maior, principalmente com os cabelos que já sofreram algum tipo de tratamento químico, como tinturas, alisamentos e permanentes. ?Nessa hora é importante uma boa reidratação?, observa.

Assim como o corpo precisa de água, o cabelo também, no entanto, Sylvia Ypiranga explica que os fios só a retém enquanto a sua estrutura permanecer íntegra, o que nem sempre ocorre após tantas agressões. Para resolver o problema, é preciso lançar mão de alguns procedimentos que visam recuperar a estrutura e garantir uma boa hidratação dos cabelos, como os tratamentos com creme.

Recuperar a pele

Para aquelas pessoas que já sofreram a ação do sol e apresentam os sinais do envelhecimento cutâneo, além da proteção solar, o uso de certos produtos pode melhorar o aspecto da pele envelhecida. Os efeitos prejudiciais da praia e piscina são relacionados à desidratação da pele, mesmo para quem se cuida com protetores solares e hidratantes. Em geral a pele assume uma aparência seca e sem vida, tanto no rosto como no corpo. O primeiro passo para reverter esse quadro é ingerir muito líquido. Depois, conforme a dermatologista Christiana Moron, é necessária uma hidratação profunda que, em geral, é feita em consultório especializado.

Fórmulas contendo ácido retinóico, entre outros, ajudam a aumentar a hidratação da pele, corrigindo alterações de superfície, atenuando as manchas e melhorando a elasticidade. ?Para devolver o viço da face e retirar as camadas de células mortas da pele, o peeling cristal (feito mecanicamente por meio de uma raspagem superficial) é um dos tratamentos mais eficazes e seguros para essa época do ano?, explica a especialista. Os peelings químicos, com ácidos, não são recomendados durante esse período, pois podem manchar a pele. Os sinais de melhora já podem ser percebidos desde os primeiros meses, mas os resultados só aparecem depois de um ano de tratamento. Por apresentarem efeitos colaterais, essas substâncias devem ser prescritas por um dermatologista, que deve indicar a concentração mais apropriada para cada pessoa, de acordo com o seu tipo de pele e grau de comprometimento.

Em casa, a dica da dermatologista, é hidratar a pele pelo menos duas vezes ao dia, com produtos específicos e com alto teor de uréia ou lactato de amônia. A recomendação de Christiana, para manter o bronzeado por mais tempo, além da hidratação é aconselhável a aplicação de auto-bronzeadores três vezes por semana.

Ainda de férias
Para quem ainda pode aproveitar um pouco mais, algumas recomendações básicas para manter a pele o mais saudável possível:

* Evitar exposição solar excessiva entre 10h da manhã e 4h da tarde.

* Utilizar protetor solar eficaz.

* No cabelo, utilizar hidratantes antes da exposição ao sol, banho de piscina e mar e após a lavagem.

* Caso a pele esteja ?descascando? é indicada uma esfoliação leve, seguida de hidratação, para depois tomar sol novamente.