Anticoncepcional não provoca câncer de mama

O consumo de anticoncepcionais não aumenta o risco de contrair câncer de mama, segundo uma pesquisa americana recente. A relação entre a pílula anticoncepcional e o desenvolvimento de câncer mamário não é real nem mesmo entre as mulheres que ingerem estes remédios há bastante tempo. A conclusão desse teste recente, realizado em 9.200 mulheres entre 35 e 64 anos pelo Instituto Nacional de Saúde, publicou-se no “New England Journal of Medicine”.

Os pesquisadores entrevistaram 4.575 enfermas de câncer mamário e 4.682 mulheres sadias, revelando-se depois que 77% das primeiras e 79% das segundas ingeriram algum tipo de anticoncepcional oral.

O estudo também demonstra que não há diferenças por etnias, peso corporal, época na qual se consumiu a pílula ou antecedentes familiares de câncer. “O mais importante é que os resultados sempre foram nulos, independentemente de como cruzaram-se os dados”, informa Kathy J. Helzlsguer, da Universidade John Hopkins. A pesquisa divulgada agora contradiz outra realizada em 1996, pela qual o uso da pílula anticoncepcional aumenta em 25% o risco de contrair esse tipo de câncer. (ANSA).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.