Tomar a atitude de passar por uma cirurgia plástica é uma decisão que deve ser estudada e discutida – a parte mais difícil -, devendo-se conversar com o cirurgião para alinhar as expectativas com as reais possibilidades de resultado. Abaixo, algumas dicas para antes e depois do procedimento, que, quando levadas a sério pelos pacientes, podem reduzir problemas de todas as espécies.

1. Não fume. Ou, pelo menos, pare de fumar um mês antes da cirurgia plástica.

2. Certifique-se de que está com o peso normal. Cirurgia plástica não é método de emagrecimento.

3. Leve todas as suas dúvidas por escrito à consulta com o cirurgião plástico. Não é preciso se envergonhar disso. Ao contrário, é sempre muito importante estar em estreita comunicação com seu médico.

4. Uma vez que você já tirou informações sobre o seu médico, esqueça todas as histórias "de horror" que parentes e amigos contam. Dar corda a comentários desnecessários não faz bem. Mais vale a confiança no profissional.

5. Tire todas as dúvidas sobre a anestesia empregada no seu tipo de cirurgia. Esgote todas as perguntas sobre o assunto com seu médico.

6. Prepare-se para uma dieta específica para o seu caso.

7. Programe sua cirurgia plástica de modo a garantir que durante a recuperação você terá o sossego necessário para se restabelecer da melhor forma possível.

8. Informe-se sobre o tempo necessário para sua completa recuperação e para que os resultados possam estar visíveis.

9. Lembre-se de que o sol compromete a recuperação da cirurgia plástica. Portanto, planeje seu procedimento quando a temperatura estiver mais amena.

10. Lembre-se de ter roupas confortáveis para vestir logo após a cirurgia. Você sentirá aversão por roupas apertadas.

11. Durante a recuperação, ao invés de ficar de baixo astral, alugue filmes, escreva sobre sua recuperação diária ou ouça bastante música, por exemplo.

Fonte: Marcos Grillo, PhD em Cirurgia Plástica.