Alongamento postural diminui dores na coluna

Um número cada vez maior de pessoas tem reclamado de dores na coluna, principalmente devido à má postura. Andar e sentar de forma errada, carregar muito peso e compensações que nosso corpo adota com o tempo (como ombros caídos) são algumas das causas para as dores.

Para aliviá-las, a prática de exercícios físicos pode ajudar. Segundo Adriana Ramos da Silva, fisioterapeuta da Clínica Caminho, o alongamento é uma das mais indicadas. “Os exercícios evitam o encurtamento e o tensionamento da musculatura, que podem causar dores e atrapalhar a prática de outras atividades físicas,” afirma.

O alongamento também é indicado quando as limitações da movimentação da articulação causam deformidades esqueléticas evitáveis. “Essas deformidades podem influenciar na simetria corporal e na postura,” explica Adriana. “Se não forem tratadas logo de início, podem se tornar irreversíveis.”

Além de causar dores, uma postura incorreta prejudica a estética. “Muitas vezes, aquela barriguinha aparece por causa de uma postura errada,” afirma Adriana. “A silhueta fica achatada, fazendo com que a pessoa ‘perca’ alguns centímetros.”

Para evitar esses problemas, basta alongar pelo menos três vezes por semana. Antes, porém, aconselha-se uma avaliação física com algum profissional (professor de educação física ou fisioterapeuta). “Ele poderá indicar quais são os exercícios mais indicados para você,” orienta Adriana. “Alguns problemas de postura exigem um trabalho mais intenso e individualizado, com o acompanhamento direto de um fisioterapeuta ou educador físico.”

O alongamento não tem contra-indicações e pode ser feito por pessoas de qualquer idade, sem restrições. “Trabalhando a flexibilidade de nosso corpo, ganhamos mais agilidade, equilíbrio e resistência,” conclui Adriana.

Voltar ao topo