Fadiga é um sintoma que aponta para outros problemas, não é uma doença em si. Fadiga crônica é geralmente causada por uma dieta com elevado teor de gordura e carboidratos refinados, juntamente com o stress emocional. Qualquer um dos seguintes só contribui para o esgotamento: drogas, produtos com cafeína, tabagismo, álcool, maus hábitos alimentares.

Fadiga crônica pode ser um aviso de um outro problema como anemia, hipoglicemia, diabetes, alergias, má absorção de nutrientes, candidíase, má circulação, hipotireoidismo, vírus Epstein Barr (EBV), mononucleose, ou câncer.

Também pode ser causada pela perda de peso, obesidade e, se caracteriza apenas pela falta de energia, tédio.

Abaixo, alguns tratamentos recomendados para aliviar a fadiga:

• Obter um descanso adequado, exercício e uma dieta bem equilibrada.

• A deficiência de vitaminas dos complexos B, C e D, ou de ferro, pode causar fadiga. Também são necessários: vitaminas A, ácido pantotênico, B12, ácido fólico, C, E, ferro, cálcio, magnésio. Acidophilus é muito útil para melhorar a digestão e da produção de certas vitaminas B no intestino.

• Faça exercícios físicos todos os dias ao ar livre. Tente induzir algum suor. Também são úteis escalda-pés gelado, andar descalço na grama pela manhã, duchas quente e fria (banho de contraste), fricção com sal (esfoliação com sal), e uma fricção à seco com uma escova de pele.

• Ervas que ajudam: ginseng, lavanda, alecrim, doce bandeira.