A preocupação com o sobrepeso deve começar cedo

maissaude3.jpgUma pesquisa realizada na Inglaterra identificou as principais causas da obesidade infantil. Entre elas se destacam: ver televisão em excesso, dormir pouco e ter pais obesos. O estudo envolveu 9 mil crianças. Segundo os pesquisadores, as crianças de três anos que vêem mais de oito horas de TV por dia têm alto risco de se tornarem obesas. Conforme os cientistas, o estudo reforça a teoria de que o ambiente nos primeiros anos de vida pode determinar a obesidade.

De acordo com o levantamento, a forma pela qual esses fatores aumentam o risco é complexa. A obesidade dos pais, por exemplo, pode significar um risco genético ou uma preocupação já que a criança compartilha a experiência familiar de comer muito. Outra constatação é de que ver TV aos três anos – embora o risco possa atingir outras idades no início da vida – pode ter efeito sobre a obesidade, porque a criança não faz exercícios ou porque come mais. No caso do sono, crianças que dormem mais têm mais probabilidade de ser fisicamente mais ativas.

Reeducação alimentar

A maioria dos especialistas ressalta que o tratamento da obesidade infantil deve passar por uma série de medidas reeducativas. Elas vão desde mudanças no comportamento e hábitos alimentares à alteração de estilos de vida sedentários em que as crianças fazem cada vez menos exercícios, ao mesmo tempo em que aumentam o consumo de gorduras.

?Futuras iniciativas podem se concentrar em mudanças ambientais em períodos relativamente curtos, no início da vida, tentando mudar fatores durante a gravidez, primeiros anos de vida e infância, que são relacionados ao um futuro risco de obesidade?, disseram os pesquisadores. Apesar dos resultados dessa pesquisa não serem inesperados, o estudo comprovou que fatores genéticos têm influência, mas a mensagem básica é de que o ambiente influencia de forma importante no ganho de sobrepeso.

Fatores que levam à obesidade

– Peso ao nascer.

– Obesidade dos pais.

– Dormir pouco – menos de 10 horas aos 3 anos.

– Ganho rápido de peso no primeiro ano de vida.

– Crescimento rápido até os 2 anos de vida.

– Excesso de gordura corporal antes período pré-escolar.

– Passar mais de 8 horas em frente à TV ou videogame.

Voltar ao topo