A importância das vitaminas

Toda comida que ingerimos acaba por se transformar, após ser metabolizada, em três tipos de alimentos: construtor, energético, regulador. O construtor molda toda a estrutura de nosso organismo. Ossos, músculos, tecidos, glândulas, tudo é feito ou reposto por ele.

O alimento energético é representado pelos açúcares e gorduras. Essas podem ser também animal ou vegetal, enquanto os açúcares são exclusividade vegetal, podendo ser sacarose, frutose e glicose. As gorduras são basicamente saturadas, insaturadas, ou polinsaturadas. Se destinam para dar energia ao trabalho da estrutura orgânica disponibilizada pelas proteínas.

As vitaminas e os minerais, o terceiro tipo de alimentos, são reguladoras da interação acima proposta. Temos ainda a água, solvente universal para a atuação dos três alimentos referidos.

Simplificadamente podemos dizer que uma unidade de gordura fornece nove de energia, e uma unidade de açúcar nos fornece quatro, de mais fácil uso pelo organismo que a energia das gorduras.

O corpo é econômico e faz sempre o que requer menor esforço. Por economia de energia, o metabolismo vai usando o açúcar e coloca as gorduras que comemos – de mais difícil desdobramentos -em reservas, para usá-las posteriormente, se necessário.

Por isso, em regime de emagrecimento, a primeira medida a ser tomada é deixar de lado o açúcar, para obrigar o organismo a buscar energia dos depósitos de gordura. As vitaminas, por sua vez, apenas ajudam o corpo a aproveitar melhor o que se ingere, atuando em enzimas das reações químicas metabólicas e não engordam como muita gente (magra) pensa e até usa para aumentar alguns quilinhos. Isso pode até ocorrer, se alimentando bem (com proteína e alimentos energéticos), para que elas possam trabalhar. Caso contrário, não adianta procurar uma drogaria para a compra de vitaminas. Pode-se, ao contrário, piorar o já debilitado organismo, pois ele poderá precisar gastar energia para eliminar vitaminas desnecessárias. O melhor, sempre, é procurar primeiro um médico para orientações.

Luiz Carlos Leme Franco

é médico.

Voltar ao topo