A cura do câncer de tireóide chega a 95%

De acordo com o Instituto da Tireóide (Indatir), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, cerca de 125 mil brasileiros são portadores de câncer da tireóide e a cada ano surgem cerca de 5 mil novos casos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência da doença aumentou em 150% nos últimos anos. A boa notícia é que é curável em 95% dos casos. De cada quatro pacientes, três são mulheres. Assim como contra o câncer de mama, elas podem se prevenir com o auto-exame feito em casa.

O auto-exame da tireóide é importante para detectar nódulos precocemente. Todas as pessoas que têm alguma alteração na atividade da tireóide devem consultar um médico e realizar os exames para verificar a causa dessa alteração. Na avaliação a ultra-sonografia pode detectar a existência de um nódulo. Os médicos reforçam que a maioria dos nódulos da tireóide são benignos e que o câncer de tireóide é curável em 95% dos casos, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado corretamente pelo menos cinco anos depois da cirurgia para retirada da glândula.

A maioria dos tumores de tireóide não são hereditários, embora alguns estudos indiquem que há uma predisposição genética para desenvolver a doença. Também não existe qualquer comprovação científica de que radiação de celulares, microondas ou aviões possam afetar ou causar alterações na tireóide.

Como fazer o auto-exame

Para fazer o auto-exame você vai precisar de um espelho e um copo de água.

*    Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do pomo-de-adão, mais conhecido como gogó.

*    Incline a cabeça para trás e focalize a região com o espelho.

*    Beba um gole de água. Com o ato de engolir a tireóide sobe e desce, observe se existe algum aumento ou saliência na tireóide.

*    Encontrando qualquer alteração consulte seu endocrinologista.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.