10 nutrientes assinam o sucesso da gravidez

Uma alimentação completa em nutrientes, como vitaminas e cálcio, é essencial à futura mamãe. Durante a gestação são necessários diversos cuidados que envolvem a alimentação . “A escolha do cardápio certo durante a gestação permite que o bebê cresça cheio de saúde e também colabora com o bom desenvolvimento da gravidez”, afirma a endocrinologista Silvia Mizue Hashimoto Toledo,que preparou o guia de alimentos que você acompanha logo mais.

A boa nutrição combate a deficiência de certos nutrientes na dieta. Isso evita efeitos indesejáveis como anemia e déficits de crescimento e desenvolvimento fetal, além de defeitos do tubo neural. A gestante necessita de uma dieta equilibrada em proteínas, carboidratos, gorduras além de minerais e vitaminas.

A história de comer por dois não é tão verdadeira assim. “A grávida, precisa manter uma alimentação saudável. Um adicional de 10 g de proteína por dia, por exemplo, ajuda a construir, regenerar e manter tecidos da mãe e do feto”. Confira a importância de cada nutriente durante a gestação e garanta um desenvolvimento seguro e saudável para sua gravidez e para o filhote:

Proteínas: Elas são essenciais, responsáveis pelo crescimento celular e pela produção de sangue do feto. Carne magra, frango, peixe, ovo branco, feijão, tofu e pasta de amendoim são boas fontes.

Carboidratos: Sabe aquela indisposição comum durante a gravidez? Os carboidratos podem te ajudam a acabar de vez com ela. Esse nutriente é responsável pela produção de energia diária e pode ser encontrado em diversos alimentos do dia-a-dia, como pães, cereais, arroz, batata, macarrão, frutas e vegetais.

Cálcio: Ele é responsável pela função nervosa, pela contração muscular e pelo tecido ósseo do seu filhote. O cálcio pode ser encontrado em alimentos como leite e derivados (queijos, iogurtes), sardinha, salmão e espinafre.

Ferro: Além de ser responsável pela produção das células sanguíneas é o ferro que previne a anemia. Pode ser encontrado em alimentos como carne vermelha, espinafre, cereais e pães ricos em grão integral.

Vitamina A: É a vitamina que coordena o crescimento ósseo e da pele, além de garantir uma visão saudável para o feto. Alguns alimentos que possuem grande quantidade de Vitamina A são cenoura, folhas verde escuras, batata doce.

Vitamina C. É a vitamina responsável pela absorção de ferro, dentes, gengiva e ossos saudáveis. É encontrada em frutas cítricas, brócolis e tomate.

Ácido fólico: Sua principal função é de produzir enzimas, proteínas e sangue. Pode ser encontrado em vegetais verde-escuro, frutas e vegetais amarelo escuro, feijão, amendoim e nozes.

Gordura: É responsável pelo estoques de energia corporal e pela produção de hormônios. A gordura está presente em alimentos como carnes, leite e derivados, nozes, creme de amendoim, margarina e óleo vegetal. Só não exagere, prevenindo o sobrepeso. O ideal é limitar o consumo em, no máximo, 30% ou menos do valor total da ingestão calórica diária.