Vilarejo baiano de Arembepe encanta os turistas

Localizada à 24 quilômetros do Aeroporto Internacional de Salvador, Arembepe encanta pela natureza exuberante, que alia áreas de proteção ambiental (APAs) a diversidades de praias e ecossistemas. A localidade possui uma rede consolidada de bares, restaurantes, hotéis e pousadas.

“Aquilo que nos envolve”. O significado da palavra Arembepe em tupi guarani expressa a essência do lugar, de beleza incomparável e gente alegre, encravado logo no início da Costa dos Coqueiros, no Litoral Norte da Bahia. Os primeiros registros históricos datam do século 19 e contam que o povoado começou de uma grande fazenda de cocos.

Um dos maiores atrativos é a Aldeia Hippie, uma das principais referências do movimento da cultura alternativa nas décadas de 60 e 70. A fama do vilarejo, no qual – ainda hoje – a atmosfera rústica tem traços marcantes, foi eternizada por conta das visitas de astros como Janis Joplin, Mick Jagger, Roman Polanski (diretor do filme O Pianista), Gilberto Gil e Caetano Velloso. Na aldeia, funciona uma base do Projeto Tamar para preservação de tartarugas marinhas.

Das cinco praias existentes ao longo dos 7 quilômetros da faixa litorânea de Arembepe, a mais famosa é a do Piruí, indicada para praticantes das diversas modalidades de surfe. Outra praia bastante procurada é a do Porto, que concentra grande número de barracas e boas opções para comer. Lá são facilmente encontrados acarajé, peixe frito com farofa, lambretas, caranguejos e drinques com frutas tropicais.

Bancas e tendas de artesanatos comercializam artigos feitos à base da cultura do coco, a exemplo de brincos, pulseiras e colares.
A culinária pode ser apreciada em restaurantes típicos e de bandeira internacional, cujo cardápio oferece pratos franceses e portugueses – a maioria a base de frutos do mar. Para quem gosta de opções mais regionais, basta ir à praça dos Coqueiros, são beijus, crepes, churrasquinho e carne do sol com aipim.