Viajantes descobrem João Pessoa

Quem está de férias sempre elege um destino para desfrutar os dias de folga e, na atual alta temporada, uma cidade tem chamado a atenção de quem escolheu o litoral nordestino para descansar.

Posicionada estrategicamente entre os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, tem roubado a cena e conquistado viajantes de toda parte.

Para muitos turistas, João Pessoa passou de cidade escondida no mapa a foto principal do álbum de férias. Em quatro anos, o que se percebe é que a cidade está mais preparada para receber o turista. Neste verão, empresários, comércio e o poder público festejam ocupação recorde.

O setor turístico na Paraíba apresenta um crescimento médio de 5% por ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/PB). No último ano, mais de um milhão de pessoas visitaram a capital.

Neste verão, a ocupação dos hotéis e de outros meios de hospedagem já registrou 100%. Outros fatores contribuíram para essa explosão: a alta do dólar, que fomentou o turismo interno; a superlotação das praias dos estados vizinhos, além do custo das férias em João Pessoa, bem mais em conta.

Um show de atrativos

Feira na Praia de Tambaú, local certo para quem procura badalação.

A cidade de João Pessoa acumula atrativos e os paraibanos fazem questão de que ela seja divulgada por todos eles. É conhecida, por exemplo, como o lugar onde o sol nasce primeiro em todo o continente americano, além de ser um dos centros urbanos mais verdes do mundo e a terceira cidade mais antiga do Brasil – vai completar em agosto 424 anos de fundação. Os paraibanos também se orgulham de dizer que, nos 30 quilômetros de praia da capital, não há uma única sequer poluída permanentemente.

Basta observar um dos passeios náuticos mais procurados, as piscinas naturais de Picãozinho, para se ter a certeza de que os turistas estão mesmo descobrindo todo o potencial da capital da Paraíba. As piscinas naturais se formam a dois quilômetros da costa, sempre que a maré está baixa.

O nível do mar pode ser acompanhado pela Tábua das Marés, instrumento indispensável na bolsa de quem está no litoral. O passeio dura quatro horas e custa R$ 25. O mergulho nas águas calmas com temperatura de 26 graus e em companhia dos peixinhos é um dos momentos mais encantadores do passeio.

A capital paraibana é dona de um dos mais bonitos litorais do País, tem praias urbanas próprias ao banho em qualquer época do ano. A de Tambaú é uma delas, centro de badalação.

São 30 quilômetros de orla banhados por um mar de águas claras, com coqueiros e falésias e sem a presença de arranha-céus (a Constituição Estadual proíbe a construção de prédios com mais de três andares na beira-mar) e um calçadão propício a um bom passeio em família.