Viagens estão em alta, apesar do câmbio desfavorável

Turistas brasileiros estão dispostos a viajar, mesmo com o aumento no valor do dólar durante o ano. E, com isto, as agências de viagem comemoraram o desempenho em 2012, mesmo ainda faltando um dos meses que mais atrai os turistas, o de dezembro. A saída do dólar de R$ 1,60 para mais de R$ 2 poderia ter afastado aqueles que têm a intenção de viajar. Mas o comportamento foi mudar o destino e optar por um pacote mais barato, e não deixar de conhecer um novo lugar.

“O que deu uma mexida no mercado foi a alteração do câmbio. Isto impactou na venda dos pacotes internacionais. O pessoal tomou um susto, mas depois continuou procurando da mesma maneira. O que alterou um pouco o comportamento foi o gasto com compras. Mas não deixou de viajar”, afirma Geraldo Rocha, diretor de relacionamento com o mercado da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Paraná (Abav-PR).

Quem tinha a intenção de viajar para o exterior acabou optando por um pacote mais barato, mas ainda para outros países. Uma das escolhas foi Buenos Aires, na Argentina. Mesmo quem pensou em viajar pelo Brasil encontrou pacotes com preços similares aos destinos internacionais. E ficou na dúvida. Rocha cita um exemplo recente, de mãe e filha que entraram na agência determinadas em comprar um pacote para passar o Reveillon em Fortaleza. Saíram com a viagem comprada para Nova York, nos Estados Unidos, para o mesmo período. E ainda economizaram R$ 600. “O crescimento tem sido constante. Um exemplo disto é o fato do consulado americano nunca ter emitido tantos vistos como agora”, ressalta Rocha.

Nacionalmente, os destinos mais vendidos continuam sendo os do Nordeste, com destaque para Fortaleza, Natal, Recife e Maceió. A cidade de Foz do Iguaçu tem o seu destaque por ser um destino conhecido em todo o Brasil e também no exterior. Naturalmente existe procura pelo destino paranaense, ainda mais que as Cataratas do Iguaçu receberam neste ano o título de uma das sete maravilhas da natureza. E companhias aéreas estabeleceram mais voos diretos entre Curitiba e Foz do Iguaçu.

Copa do Mundo

Foz do Iguaçu também será um dos alvos dos agentes de viagem durante a Copa do Mundo de 2014. De Curitiba, o voo dura cerca de uma hora, o que facilita para o turista na questão de tempo. Outra boa opção será o litoral paranaense, especialmente com a viagem de trem pela Serra do Mar. Mas o foco deve ser Curitiba, que vai sediar os jogos. “Curitiba está participando de uma série de eventos e feiras junto com o Ministério do Turismo e as outras cidades-sede da Copa do Mundo”, comenta Rocha.

No entanto, de acordo com ele, as agências de turismo não estão esperando um crescimento grande para o período porque muitos pacotes são vendidos por meio de empresas credenciadas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), a organizadora do Mundial. Apesar disto, deverá ser comum o aparecimento do “turismo informal”, que vai oferecer serviços sem pessoas especializadas ou com certificados na área, como o da Embratur.

Curitiba

A capital paranaense recebeu 3,6 milhões de turistas em 2011. Os visitantes são do próprio Estado (34,2%) ou vieram principalmente de São Paulo (27,2%), Santa Catarina (13,4%), Rio Grande do Sul (4,5%) ou do exterior (4,6%). Os dados são do Instituto Municipal de Turismo, que ainda indica que os negócios e eventos representam 45,7% da motivação para a chegada, seguidos de visita a parentes e amigos (23%); lazer e descanso (19,5%).

A média de idade do turista de Curitiba é de 40 anos, sendo 66,2% homens e 33,8% mulheres. Os locais da cidade mais visitados são o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, Parque Barigui, Parque Tanguá, Museu Oscar Niemeyer, Linha Turismo, Zoológico, Passeio Público e Santa Felicidade.

“Curitiba se transforma cada vez mais em uma cidade turística. Não tem atrativos naturais, mas tem as estruturas criadas ao longo dos anos. Os turistas também querem vivenciar esta experiência da qualidade de vida do curitibano”, destaca a presidente do instit,uto, Juliana Vosnika. A cidade tem apresentado um crescimento no turismo nos últimos anos, alcançando os 22% na comparação com 2008.

Como mostram os dados de pesquisas do órgão, a Linha Turismo também já se tornou por si só um atrativo em Curitiba. Os ônibus especiais -parte deles double decker (dois andares) – passam por 25 atrativos. “É a maior frota de ônibus para turismo no Brasil. Temos atualmente nove double deckers e vamos passar para doze. Este é um diferencial da cidade”, afirma Juliana. Foram 600 mil embarques na Linha Turismo somente em 2011.