Verão em SC: não dá para resistir

A natureza presenteou Santa Catarina com um litoral fantástico e um interior mais rico ainda. São 561,4 quilômetros de costa que fazem a alegria de moradores e dos mais de dois milhões de turistas que visitam o estado, somente na temporada de verão. Seja nos restaurantes mais badalados, ou nos mais simples, localizados à beira-mar, os visitantes não deixam de degustar a melhor ostra, ou o maior e mais saboroso camarão.

Há centenas de praias de todos os tipos. De mar aberto com ondas perfeitas para o surfe e enseadas abrigadas, ideais para atracar e mergulhar. Emoldurando o quadro, lagoas, rios, montanhas e ilhas emergem por todos os lados. Também não faltam matas, rios, cachoeiras e dezenas de trilhas ecológicas para os adeptos do ecoturismo.

Todos os destinos turísticos do estado apresentam excelentes hotéis ou pousadas, com preços acessíveis. São interligados por estradas bem conservadas, com o principal eixo de ligação das regiões Norte e Sul (a BR-101) duplicada até Palhoça, na Grande Florianópolis, e o turista tem a vantagem de não pagar pedágio. Nas principais rodovias o visitante encontra muito mais do que informações turísticas. Recebe orientações sobre prevenção de acidentes, encaminhamento médico e policial, posto telefônico, exposição de artesanato, informações hoteleiras, gastronômicas e postos de combustíveis. É o programa Rota Segura (www.sde.sc.gov.br), implantado pelo governo do estado em pontos estratégicos.

Operação Veraneio

De acordo com o comando geral da PM de Santa Catarina, 60% dos 13 mil soldados estarão envolvidos diretamente na Operação Veraneio e 40% trabalhando no apoio. Além disso, todas as férias dos policiais estão suspensas nos meses de dezembro a março. A corporação recebeu 943 viaturas novas em 2002 e contará com a ajuda de três helicópteros do Grupo de Resgate Aéreo (Graer). No mar, uma equipe de salva-vidas de 500 pessoas, entre militares e civis, cuidarão da segurança dos veranistas.

Destinos “vips”

Dentre os principais pontos turísticos em Santa Catarina, destaca-se Florianópolis. Uma cidade excepcionalmente bela e um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil. Desde que resolveu apostar na produção de ostras, ficou famosa por sua requintada gastronomia à base do molusco. Em 1999 produziu 95 mil dúzias. No ano seguinte, a safra atingiu 570 mil dúzias e a colheita em 2002 chegou à marca de 1,28 milhão de dúzias. Graças a esse desempenho, a cidade detém a liderança absoluta do mercado brasileiro com 80% da produção e transformou a cidade na Capital Nacional da Ostra.

Quem ainda não conhece a Joaquina, certamente já ouviu falar de sua fama. Localizada no leste da Ilha de Santa Catarina, é uma das praias mais divulgadas no Brasil e no exterior. A “Joaca”, como é carinhosamente chamada por seus freqüentadores, é famosa por abrigar, desde os anos 80, as mais importantes competições nacionais de surfe. Na década seguinte, tornou-se palco de outros esportes radicais. As dunas são consideradas ideais para aprender a voar de parapente e também se tornaram o berço do sandboard (surfe na areia). As famosas dunas da Joaquina, de até 60 metros, tornaram-se importante cartão de visita do local, tão badaladas quanto o surfe.

Litoral norte

Se o destino for o litoral norte, o destaque fica por conta dos arranha-céus e da efervescente vida urbana de Balneário Camboriú, o maior do Sul do País. No Balneário, uma boa dica é um passeio pelo Parque Unipraias, equipamento que reúne a tecnologia italiana utilizada em bondes aéreos e teleféricos instalados no mundo todo, e a consciência preservacionista. Trata-se de um complexo turístico que une a Barra Sul – no final da praia central de Balneário Camboriú – e a Praia de Laranjeiras através de um teleférico. Os bondinhos têm controle totalmente informatizado e fazem um percurso de 1,62 mil metros, numa altura média entre 30 e 50 metros do chão.

Muitas das praias mais badaladas do litoral norte contrastam com cenários bucólicos de outras praias quase desertas, principalmente no trecho que se estende de Itapema a Porto Belo, passando por Bombinhas, a capital regional do mergulho ecológico, onde se pode fazer cursos rápidos e deslumbrar-se com uma das faunas mais ricas do País. Mais adiante está São Francisco do Sul, terceira cidade mais antiga do Brasil e sede do Museu Nacional do Mar. O acervo do museu possui dezenas de embarcações das mais diversas regiões e documentos e objetos raros da história da navegação. Outra opção é divertir-se no parque Beto Carrero World, em Penha, um dos maiores parques temáticos do mundo, além de aproveitar para conhecer o Santuário de Santa Paulina, a primeira santa do Brasil, localizado em Nova Trento, a apenas 60 quilômetros de Balneário Camboriú.

Litoral sul

Quem optar por percorrer os caminhos do litoral sul de Santa Catarina, vai encontrar praias cuja beleza seduz jovens e pessoas de todas as idades. Praias como Guarda do Embaú, em Palhoça, Silveira, Ferrugem, Siriú e Ouvidor, em Garopaba, a Lagoa de Ibiraquera e as praias da Vila e do Rosa, em Imbituba, estão entre as mais belas do litoral catarinense. Descobertas pelos surfistas na década de 70, suas ondas espetaculares atraem turistas de todas as partes que lotam suas charmosas pousadas e bons hotéis.

Laguna é um capítulo à parte. Sua história, seu casario colonial e suas inúmeras praias encantam turistas que saem enriquecidos culturalmente. Afinal, Laguna já foi sede da República Juliana e viu nascer a maior heroína brasileira de todos os tempos, Anita Garibaldi.

Outra atração imperdível é o Farol de Santa Marta. Rodeado de praias agrestes, dunas e grande concentração de sambaquis, o lugar é mágico e abriga o maior farol da América do Sul em alcance de luz. Próximo da divisa com o Rio Grande do Sul, Morro dos Conventos, em Araranguá, impressiona por reunir em um só lugar morros, penhascos, dunas, grutas e o espetacular encontro das águas verdes do Rio Araranguá com o Oceano Atlântico.

Muito mais do que belas praias

O que destaca Santa Catarina dos demais estados do Brasil é a proximidade entre os mais variados destinos turísticos. Num raio de até 100 quilômetros, do litoral em direção ao interior, o turista vai encontrar, em cidades muito próximas umas das outras, uma diversidade arquitetônica, gastronômica, de compras e de lazer, que poderá ser aproveitada também durante a temporada de verão. O Vale do Itajaí, na região Norte, mais parece um pedaço da Alemanha em terras tropicais, onde a seriedade germânica convive em harmonia com a espontaneidade brasileira. Cidades como Blumenau, Joinville, Brusque, Pomerode, além de povoados menores, encantam os turistas pelo seu estilo europeu. Já no Sul, o jeito italiano predomina em cidades como Gravatal, Pedras Grandes e Urussanga. Mesas cobertas com pratos de macarrão, queijos e vinhos, algazarra familiar de várias gerações reunidas dão a tônica à “piccola” Itália catarinense.

Outro pilar do turismo de Santa Catarina são as fontes de águas termais. As mais de 20 estâncias hidrominerais espalhadas pelo estado, algumas delas colocadas entre as melhores do mundo, têm a fama de curar reumatismo, artrite, problemas de pele, estafa, insônia e nervosismo. A cada ano, cerca de 200 mil pessoas banham-se nas águas terapêuticas de Gravatal, Santo Amaro da Imperatriz, Piratuba, Águas Mornas, Tubarão, Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos e São João do Sul, este último com águas salgadas. A maioria das cidades possui bons hotéis, alguns de categoria internacional.

Para saber sobre o litoral

Para conhecer todo o litoral catarinense e suas maravilhosas praias, o leitor poderá recorrer à ajuda da internet. São mais de 300 praias catalogadas, cinco mil imagens e 2,5 mil páginas envolvendo 28 municípios litorâneos. Poderão ser obtidas informações detalhadas sobre cada balneário, com destaque para a infra-estrutura turística, atrativos naturais, rede hoteleira, pousadas e hospedagem alternativa, gastronomia, compras, opções de lazer, vida noturna, eventos e outros serviços. Trata-se do site www.qlitoral.com.br, um dos mais completos sites de praias do País.

Voltar ao topo