Vassouras é conhecida como a Cidade dos Barões

Vassouras está localizada à 111km da Capital do Rio de Janeiro, local que compõem a região turística do Vale do Café. A alta cotação do café no mercado internacional teve como resultado o rápido enriquecimento dos produtores desta região que foram, a partir de 1825 até 1870, os maiores exportadores brasileiros de café responsáveis por 65% do total da exportação, com 500 milhões de pés de café em produção no apogeu.

Em 1894 a produção despenca para apenas 20% do total exportado pelo Brasil. Estes fazendeiros, donos de grandes fortunas, refinaram-se, sofisticando seus modos de vida, polindo suas maneiras e construindo verdadeiros palácios rurais em suas fazendas que, até hoje, impressionam pela sua imponência.
Como conseqüência, por volta de meados do século XIX, a cidade de Vassouras viveu seu apogeu recebendo o título de “Princezinha do Café” e pela quantidade de títulos concedidos aos seus fazendeiros é também conhecida como a “Cidade dos Barões”.

Hoje, Vassouras nos fascina pela sua beleza que muitas décadas não conseguiram apagar. O seu conjunto histórico urbanístico e paisagístico está protegido pelo processo de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, guardando e testemunhando, desta forma, parte importante da história do Brasil. Andar pelas ruas de Vassouras é relembrar a história do passado, dos barões e dos escravos, em contraste com a vida presente.