Uma maravilhosa vista do Morro do Pai Inácio

A história do Município de Palmeiras possui, ainda, vestígios de grupos pré-históricos (pinturas rupestres, no Matão), passagens indígenas, comunidades quilombolas (Tejuco e Serra Negra), além de influências de movimentos alternativos (Vale do Capão).

Hoje, Palmeiras ainda preserva sua arquitetura histórica da época áurea do Ciclo do Diamante, como o Palacete dos Macedo, a Prefeitura Municipal, a Igreja Matriz do Bom Jesus, dentre outros.
Por estar localizada na Chapada Diamantina, possui potencial para o ecoturismo: Trekking, turismo de saúde e aventura, turismo cientifico e espeleologia.

O Morro do Pai Inácio é um dos pontos de observação mais visitados da região. Em seu topo pode-se desfrutar de uma visão deslumbrante em todas as direções. É possível observar a cadeia de mantanhas que compõem a Serra do Sincorá, o Morro do Camelo, o Morrão e um inesquecível pôr-de-sol.
Composto pela cadeia de montanhas da Serra do Sincorá, pelo Morro do Camelo e a Mãe Inácio, o Vale do Cercado ainda abriga belezas hídricas, como a cachoeirinha do Pai Inácio e o Poça da Mãe D’água.