A Ilha do Mel situa-se na baía de Paranaguá na região central da costa paranaense, encontra-se vinculada ao município de Paranaguá. Possui um perímetro de aproximadamente 35 km e área em torno de 2760 hectares. Não há ruas ou estradas, só trilhas.
Suas construções históricas como a Fortaleza da Barra, o Farol das Conchas, remontam ao século XVIII. A ilha é um ponto turístico de muita importância no estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado.

Tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná em 1975, visando a proteção e a preservação da flora e fauna e dos aspectos naturais, históricos, arquitetônicos e arqueológicos.
Patrimônio Ecológico não apenas da população paranaense, mas de toda a humanidade, a Ilha do Mel tem 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que a elevou à categoria de Estação Ecológica em 1982. Em março de 2002 foi criado o Parque Estadual da Ilha do Mel com uma área de 337,84 hectares.

Outro importante atrativo é a Gruta das Encantadas, situada na parte meridional da Ilha, em grande paredão rochoso, sendo um local envolto em lendas e histórias fantásticas. O acesso se dá pela BR 277 até Paranaguá ou Pontal do Paraná, de onde partem os barcos.