Um passeio pela história na Lapa

A pequena Lapa, município situado a cerca de setenta quilômetros de Curitiba, é sempre uma boa pedida de passeio. O simpático centro histórico, com praticamente um monumento em cada esquina, já vale a ida até lá. Estão tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado nada menos que 14 quarteirões com 235 imóveis que desvendam o Brasil da época monárquica, com casas amplas caiadas de branco, rosa, amarelo e azul.

Um roteiro turístico criado pela BWT Operadora, de Curitiba, inclui visita aos principais monumentos, dentre os quais a Casa Câmara e Cadeia, o Museu das Armas, a Casa Vermelha, o Panteon dos Heróis, o Teatro São João e o Monumento dos Tropeiros.

Não muito distante ao centro histórico está a Gruta do Monge, um dos pontos que mais levam turistas para a Lapa por conta de uma fonte de água considerada milagrosa. Corre a informação desde gerações passadas que a gruta teria sido abrigo do ermitão João Maria, estudioso das plantas da região que fazia orações públicas e cuidava de enfermos.

Partindo da capital paranaense, o pacote turístico da BWT começa às 8h30 e inclui city tour, almoço, acompanhamento de guia local e transporte. Custa R$ 150 por pessoa, para o mínimo de duas. Mais informações sobre o destino e reservas pelo telefone (41) 3323-4007 ou site www.bwtoperadora.com.br.

Voltar ao topo