Um milhão visitam as Cataratas do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu – Brasil recebeu, nesta segunda-feira, o milionésimo visitante deste ano. Foi a assistente social Patrícia Câmara, de São Paulo. A marca de um milhão de turistas recepcionados na margem brasileira das Cataratas do Iguaçu, atingida a esta altura de 2008, praticamente assegura que o recorde histórico de 1,084 milhão de visitantes, registrado em 2005, será superado no mês de dezembro.

A milionésima visitante foi recebida no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pelo diretor-geral de Itaipu Binacional, Jorge Samek, e por Julio Gonchorosky, diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade.

Esta é a quinta vez em que o Parque Nacional do Iguaçu supera a marca de um milhão de visitantes/ano na história. Este número foi atingido também em 1986, 1987, 2005 e 2007.

No ano passado, ingressaram no PNI mais de 1,055 milhão de turistas. E a expectativa é a de que o Parque Nacional do Iguaçu encerre este ano com mais de 1,150 milhão de visitantes, segundo Jorge Pegoraro, chefe do PNI.

Campanha

A campanha para eleger as cataratas uma das novas sete maravilhas da natureza também deverá contribuir para atrair um número maior de visitantes ao parque no ano que vem e em 2010.

Unidade de conservação mais visitada do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu servirá de modelo para o Instituto Chico Mendes na exploração turística de pelo menos outros 15 parques espalhados pelo País.

A informação é de Julio Gonchorosky, diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, que acompanhará a entrada do milionésimo visitante no PNI este ano.

De acordo com Gonchorosky, o modelo de concessões do Parque Nacional do Iguaçu, em que a iniciativa privada disponibiliza a infra-estrutura e ganha direito a explorá-la por períodos que podem chegar a 15 anos, será adotado já em 2009 nos arquipélagos de Abrolhos (BA) e Fernando de Noronha (PE). “Em Abrolhos, faremos o lançamento do edital em janeiro. E em março será a vez de Fernando de Noronha”, informa.

Segundo o diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, a exploração responsável da atividade turística em parques nacionais consegue inibir agressões ao meio ambiente ao difundir a importância da preservação e gerar emprego e renda para as comunidades vizinhas.

Voltar ao topo