Um mergulho na Costa dos Corais

Muito se fala que as praias do Nordeste brasileiro estão entre as mais bonitas do mundo, verdadeiros paraísos naturais, a maioria amparada por infra-estrutura adequada para receber turistas. O Estado de Alagoas se destaca por oferecer praias com mares azul-turquesa e ricos em vida marinha. Operadoras locais oferecem vários passeios de Maceió rumo a esses paraísos, onde o turista pode entrar em contato com a vida marinha mais de perto, mais de perto mesmo, já que os biólogos que acompanham os turistas nos passeios sempre se encarregam de pegar alguns exemplares para que as pessoas possam olhar e até tocar, enquanto ouvem explicações sobre cada espécie.

Na região do litoral norte alagoano, três municípios estão em evidência: Maragogi, Japaratinga e São Miguel dos Milagres. O primeiro é, na atualidade, o segundo pólo turístico estadual e um dos destinos mais procurados do Nordeste, dispondo de hotéis de categorias que variam de uma a cinco estrelas. Distante 121 quilômetros de Maceió, na divisa de Alagoas com Pernambuco, Maragogi tem belas praias, emolduradas por vastos coqueirais, como Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento. O mar, de água azul-turquesa, é calmo, propício aos esportes náuticos e ao mergulho contemplativo, principalmente nas galés (piscinas naturais, a seis quilômetros da costa, formadas por recifes de coral), onde se observam peixinhos de várias cores.

Maragogi é importante para a história do Brasil, por ter sido disputada por holandeses e portugueses em batalhas que aconteceram na Praia Grande, no século XVII. O turismo rural também é explorado no município, com visitas à Fazenda Marrecas de São Gonçalo, onde os turistas visitam a casa do senhor de engenho do século XVIII; aprendem a fazer farinha de mandioca, conhecem os criatórios de camarões, tiram leite de vaca, andam a cavalo e charrete entre canaviais e mata atlântica e tomam banho de bica.

À noite, nos principais hotéis de Maragogi, são apresentados folguedos populares e shows com artistas da terra e de outros estados. A gastronomia, saborosa e diversificada, é uma atração à parte. Pratos da culinária nacional, internacional e regional são servidos nos restaurantes e bares da cidade. O acesso a Maragogi é feito pela AL 101-Norte.

Japaratinga

O município de Japaratinga, por sua vez, chama atenção dos visitantes pela beleza exótica de suas praias cheias de coqueiros que balançam com a brisa; vilarejos pitorescos e povo hospitaleiro por excelência. A praia mais freqüentada do lugar é Barreira do Boqueirão, onde há vários quiosques à beira-mar, onde se come – bem e barato -pratos de frutos do mar e outros típicos da região. No local há uma bica de água mineral, onde homens e mulheres, separadamente, tomam banho.

Uma boa pedida são os passeios às piscinas naturais mar adentro, cavalgadas pelo campo e uma visita a uma igreja construída pelos portugueses há mais de trezentos anos.

Em Japaratinga, distante 110 quilômetros de Maceió, há um bom hotel e algumas pousadas, que atendem satisfatoriamente o turista. O acesso ao município é feito pela AL 101-Norte.

São Miguel dos Milagres

Outra atração da região é São Miguel dos Milagres, município que se notabiliza por suas praias de águas mansas e cristalinas – algumas ainda desconhecidas dos turistas – embelezadas por vastos coqueirais.

A praia mais badalada de São Miguel dos Milagres é Porto da Rua, povoado próximo à sede do município, cuja população é formada por pescadores cujas habitações simples, em meio a coqueirais, canoas e redes de pescar, proporcionam um belo panorama.

Há também casas de veraneio espalhadas por todo o povoado. Nos fins de semana e feriados prolongados, os visitantes chegam em grande número ao lugar, para desfrutar das benesses que a natureza oferece. No povoado funciona um bom hotel de lazer, à beira-mar, administrado pela Varig, e algumas pequenas pousadas. Há outras atrações, como a culinária farta e deliciosa servida nos restaurantes e barzinhos localizados na sede do município, distante 85 quilômetros de Maceió. O acesso ao município é feito pela AL435.

Voltar ao topo