Pacotes podem incluir
passeios de trem ao litoral.

Os turistas do interior do Paraná receberão atenção especial por parte do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB). Por meio das operadoras BRT e Golden Gate, a entidade vai passar a oferecer pacotes de viagens especiais para o turista paranaense que queira visitar Curitiba, incluindo tarifas diferenciadas para o transporte rodoviário.

De acordo com estatística feita pela Paraná Turismo, Curitiba recebeu em 2001 (último censo) um total de 1.418.838 turistas, dos quais 36% eram pessoas oriundas do interior do Paraná.

Visando incentivar a vinda desses turistas a Curitiba, o CCVB pretende também oferecer pacotes diferenciados quando houver evento importante na capital.

O primeiro trabalho neste sentido deverá ser feito durante o 12.º Festival de Teatro de Curitiba, que acontecerá em março. De acordo com a diretora executiva do CCVB, Karin de Carvalho, a entidade já entrou em contato com a Calvin Entretenimento, empresa organizadora do espetáculo, e deverá assumir as questões relacionadas ao turismo.

Ainda não estão definidos exatamente como serão os pacotes de viagens a serem oferecidos pelas operadoras.

O que se pode adiantar é que haverá pacotes de dois e de três dias, que poderão incluir passagem aérea ou terrestre e ingressos para o espetáculo, além da hospedagem. “Pretendemos divulgar esses pacotes via internet no site do Festival de Teatro”, informa Karin.

Divulgação

Durante o ano, associações e agências de viagem das principais cidades paranaenses vão receber material de divulgação de Curitiba e visita dos profissionais do Convention. “Queremos que esses paranaenses venham mais vezes para a capital e vejam que Curitiba oferece hoje muito mais atrativos do que há alguns anos”, comenta.

Juntamente com o material de divulgação, serão apresentados os pacotes de turismo, que incluirão sempre um destino até cem quilômetros de Curitiba. “Antonina e Morretes, por exemplo, são tão importantes para nós quanto o Jardim Botânico”, cita.

As operadoras associadas ao Convention deverão oferecer pacotes de viagem para atrair turistas do interior do Estado também no feriado do dia 1.º de maio.

“Provavelmente, esses pacotes serão de quatro dias e incluirão, além de passagem rodoviária e hospedagem em Curitiba, um passeio de trem e um passeio a um destino próximo, como o Guartelá, por exemplo”, adianta a diretora executiva do Convention.

Expo Trade

Entre os grandes acontecimentos previstos para este ano está ainda a reformulação dos espaços do Expo Trade. Está prevista a construção de dezenove auditórios e salas de apoio e a conclusão do Estação Convention Center, um espaço de oito mil metros quadrados, que incluirá um auditório para 2,7 mil pessoas.

Outro segmento que também está apostando e investindo no público interiorano é o de transporte aéreo, responsável por 30,8% dos meios de viagem utilizados no Paraná. A exemplo desse crescimento está a empresa aérea OceanAir que, desde o ano passado, está fazendo a ligação da capital com os municípios de Ponta Grossa e Cascavel, já anunciando sua expansão para Umuarama, Guarapuava e Pato Branco.