Turismo pena pela falta de divulgação

Nem violência, nem catástrofes naturais. O que mais emperra o desenvolvimento do turismo no Brasil é a falta de divulgação. A opinião é do professor Guilherme Guimarães Santana, Ph. D. em Administração de Crises pela Universidade de Bournemouth, da Inglaterra. Ele esteve em Curitiba, na última semana, proferindo palestra aos alunos de pós-graduação em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas do UnicenP.

Para ele, as questões culturais do Brasil deveriam ter destaque maior nos projetos de divulgação. “O Brasil é tão rico culturalmente e nós não aproveitamos esse potencial para atrair turistas. Há destinos que nem são tão interessantes, mas que por causa de aspectos culturais se tornaram grandes atrativos”, destaca.

Um dos maiores pesquisadores de crises no mundo, Guilherme considera que o Brasil está perdendo grandes oportunidades de atrair as pessoas que costumavam viajar para a Europa e para os Estados Unidos e estão temendo voltar devido ao risco de atentados terroristas.

“Na Guerra do Golfo, países como Portugal, Grécia e Espanha investiram para atrair turistas, mostrando que eram lugares que estavam fora do eixo da guerra, e conseguiram: o fluxo aumentou muito a partir de 91”, lembra.

“O Brasil, junto com os países da África e outros da América do Sul estão lá embaixo na lista dos destinos-alvo do terrorismo, por isso, está na hora de divulgar para atrair turistas e nós não estamos fazendo nada”, enfatiza Guilherme.

Ao contrário do que muitos imaginam, o especialista considera que a violência nas grandes cidades brasileiras que, apesar de estar estampada com freqüência nos jornais nacionais e também estar ganhando repercussão na mídia internacional, não é um fator incisivo nos números do turismo no Brasil. “A violência não é particular do Brasil, há muitos outros destinos que sofrem com a insegurança, mas que conseguiram gerar uma reputação que transcender os seus problemas”, comenta.

O professor cita Salvador como um exemplo de destino bem sucedido no Brasil, que consegue, graças a uma divulgação incessante e bem feita, mostrar o que tem de bom a oferecer ao turista, apesar de ter uma série de problemas na área de segurança e de caráter socioeconômico.

Juntamente com a divulgação, a fórmula para se atrair mais turistas a um país tem como componente também a disposição de mecanismos para garantir a segurança do turista em qualquer circunstância. “Em um museu, na Disney ou seja onde for, o turista tem que estar seguro no lugar que está visitando, mesmo que o mundo esteja acabando lá fora.”

Voltar ao topo