Ano bom

Turismo de Futebol ganha destaque no Brasil com a Copa

Uma modalidade pouco conhecida de pacotes de viagens tem se destacado às vésperas da Copa do Mundo. Trata-se do turismo de futebol, um segmento que tem levado um número expressivo de torcedores para conhecer clubes de futebol, estádios, museus e bares temáticos vinculados ao esporte. O negócio surgiu por meio da parceria entre empresas de turismo e agremiações esportivas e já está disponível em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Na capital paulista, por exemplo, a SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade oferece através de um guia, roteiros temáticos que podem ser consultados via internet.

O guia traz mapas, centros de informações ao turistas, agências que realizam passeios pela capital paulista e atrativos ligados ao futebol. Fazem parte do roteiro o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol, o Museu da Federação Paulista, o obelisco da fundação do Corinthians, Parque São Jorge, o Estádio Morumbi, entre outros.

Já em Porto Alegre, as visitas aos estádios da Arena do Grêmio e do Beira-Rio, pode ser encontrados no site da Secretaria de Turismo do município, no portal do turista. A visitações da Arena, tem duração de pouco mais de uma hora e parada por setores como às cabines de imprensa, vestiários, arquibancadas, camarotes. O passeio também permite ao visitante tirar fotos com o troféu da Libertadores. Estima-se que em pouco mais de três meses, mais de 11 mil pessoas já fizeram a visitação guiada, grande parte torcedores do clubes, mas também turistas de outros países como japoneses, argentinos, chilenos, italianos, franceses, alemães.

A Futebol Tour é uma outra empresa especializada em levar torcedores para conhecer o time e seus estádios mais de perto. Ela tem parceria com clubes como Fluminense, Flamengo, Santos, Portuguesa, Cruzeiro, Ponte Preta e Palmeiras e oferece através do site www.futeboltour.com.br, transporte, hospedagem e passeio para todos o torcedor, inclusive para assistir jogos com mando no seu estádio ou partidas fora de casa e também visitação aos clubes. A agência Vou ver o Flu, por exemplo, foi criada em 2012 para ajudar os torcedores do clube a acompanhar às viagens do time na Libertadores da América daquele ano, em jogos fora do país. Hoje, além de acompanhar os torneios, a empresa também oferece visitas pelo clube e o estádio das Laranjeiras, que custam uma média de R$ 15 com visitação a sala de troféus, arquibancadas sociais, galerias de fotos e loja.