Turismo de eventos gera cerca de US$ 32 milhões ao Brasil

A meta, considerada ousada por muitos, era apoiar a captação de 20 eventos internacionais em 2004. No entanto, a gerência de Turismo de Eventos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) terminou o ano com o expressivo número de 32 eventos confirmados para o Brasil, que contaram com seu apoio no processo de candidatura. O trabalho foi responsável pelo desembarque de cerca de cem mil turistas estrangeiros de negócios, divididos em dez cidades brasileiras, e pela entrada estimada de US$ 32 milhões no País. Isso tudo sem contar os acompanhantes e as viagens pré e pós-evento.

A meta estabelecida pela Embratur para 2005 é participar da captação de pelo menos trinta eventos. De acordo com a gerente, Vaniza Schuler, grande parte do resultado obtido em 2004 é conseqüência de processos iniciados no ano anterior. "A superação da meta foi ainda decorrente das parcerias, tanto com os convention bureaux quanto com os organizadores de eventos, companhias aéreas e centros de eventos que buscaram nosso apoio e somaram esforços. Mas o aspecto primordial foi a criação, dentro da Embratur, da Diretoria de Turismo de Negócios e Eventos e de uma gerência voltada especificamente para o apoio à captação. Isso proporcionou um atendimento personalizado e o desenvolvimento de estratégias especificas, respeitando as particularidades dos eventos", diz a gerente.

Benefícios

Além dos benefícios que cada um desses encontros traz para o desenvolvimento de seus setores e para o intercâmbio de informações: são simpósios, conferências e congressos técnico-científicos que abrangem as mais diversas áreas do conhecimento.

A Embratur assume os critérios da ICCA (International Congress and Convention Association) para classificar um evento como internacional: ser itinerante, ter periodicidade fixa, contar com pelo menos 50 participantes e já estar em sua terceira edição. E, por coincidência, o último evento do ano confirmado foi justamente o ICCRM, um programa de treinamento da ICCA. O ICCRM, que acontece em Curitiba (PR) em junho deste ano, tem o foco em pesquisa de marketing e mercado de eventos.

Uma série de congressos e seminários e captada todos os anos para o País. Em 2003, por exemplo, foram ao todo 62 captações, 11 delas com a participação da Embratur. Informações: www.embratur.gov.br.

Voltar ao topo