Trapiches de Itapoá oferecem momentos de contemplação

Itapoá está localizada no extremo litoral norte de Santa Catarina, fazendo divisa com o município de Guaratuba (PR), através do Rio Sai Guaçu. O Município se encontra, praticamente, às margens da maior rodovia de acesso ao sul do Brasil, favorecendo o atendimento de veranistas de vários Estados.

Itapoá é um nome de origem indígena que significa “pedra que surge”, pedra esta localizada no Balneário de Itapoá à 300 metros da praia e faz um curioso surgimento seguindo o encanto das marés; quando alta fica submersa, quando baixa, fica à vista para contemplação.
Os índios Carijós foram os primeiros habitantes destas terras e admiravam esse acontecimento sempre a espera do ressurgimento da pedra.
A marca da existência desse povo ficou registrada por todo o Município através dos Sambaquis, que são montões de conchas, restos de cozinha, esqueletos depositados por essas tribos selvagens que habitavam o litoral na pré-história.

Na belíssima Baía da Babitonga estão os trapiches de embarque para os barcos que fazem passeios turísticos pelas 14 ilhas da baía e pelo Arquipélago das Graças, parando para refrescantes mergulhos. Há também barcos para pesca esportiva com monitores experientes e ecologicamente capacitados. Os trapiches proporcionam momentos de contemplação e um espetacular pôr-do-sol nas calmas águas da baía.