Em Munique são oferecidos
cursos regulares de alemão e
acomodação em casa de família.

Não há dúvida de que a Alemanha será o país que mais atrairá turistas este ano. Torcedores de diversas nacionalidades estarão concentrados na região para acompanhar os jogos da Copa do Mundo, que tem início em junho. Que tal aproveitar esse cenário para realizar um programa de educação intercultural? A World Study, de Curitiba, tem diversas opções, como o Au Pair, cursos de alemão ou um período do ensino médio por meio do High School.

O programa Au Pair é destinado para mulheres entre 18 e 24 anos, que irão morar por um ano na residência de uma família alemã. O trabalho consiste em cuidar de crianças em casa de família, com carga horária semanal de até trinta horas de trabalho, com direito a folgas semanais e férias de um mês. Como pré-requisitos, as candidatas também devem ter ensino médio completo, carteira de motorista e nível básico/intermediário de alemão, além de uma experiência mínima com crianças. As saídas do programa ocorrem durante o ano inteiro. O programa custa US$ 790 (sem as passagens aéreas) e inclui orientação, colocação em uma casa de família alemã de classe média/alta, refeições, seguro-saúde, vale-transporte mensal e remuneração de 260 euros por mês e mais 25 euros por mês para ajudar na compra da passagem aérea de volta. Nos horários livres, a intercambista também deverá freqüentar até cinco horas de aulas de alemão por semana.

Cursos

Outras opções de programas são os cursos regulares de alemão nas cidades de Berlim, Frankfurt e Munique. Nessa ação, os alunos terão a oportunidade de cursar semanas de aula, com carga horária de vinte horas por semana, tendo acomodação em casa de família em quarto de solteiro, com café da manhã e jantar. Os embarques para Berlim ocorrem nos dias 15 de maio e 3 de julho; em Frankfurt nos dias 8 de maio, 12 de junho e 3 de julho, e Munique nas datas de 29 de maio, 3 e 31 de julho. Esse cronograma é válido para os alunos iniciantes. Os intercambistas que já têm conhecimento do idioma podem iniciar em qualquer segunda-feira do ano. O custo do programa para as cidades de Berlim e Frankfurt é de 1.814 euros e de 1.829 euros para Munique. Em todos, não estão incluídos o custo de passagens aéreas, taxas de embarque, seguro-saúde e transfer de saída.

High School

A World Study também oferece opções de ensino médio na Alemanha. Os interessados em cursar o High School em solo europeu devem ter entre 15 e 18 anos. Os embarques acontecem no mês de agosto e em janeiro de 2007, com a opção de estudar um ano letivo ou apenas cumprir um semestre de aulas. O custo é de 3.515 mil euros (semestre) e 4.290 mil euros (ano), incluindo seguro-saúde, alimentação, moradia e todos os serviços de acompanhamento e orientação oferecidos pelo escritório. As despesas com passagem aérea, visto e as de ordem pessoal não estão inclusas. Os alunos irão residir em casas de famílias voluntárias e estudar em uma escola pública, tendo a opção de se divertir em diversas regiões do país.

Mais informações sobre os programas podem ser obtidas na World Study, pelo telefone (41) 3342-1222 ou site www.worldstudy.com.br.

Atrativos vão da história ao futebol

A Alemanha está no coração da Europa e faz fronteiras com os seguintes países: França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Polônia, República Tcheca, Áustria, Suíça e Luxemburgo. O que não falta no país são opções de passeios. Para começar, existem 30 monumentos culturais na Alemanha que foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, como a cidade clássica de Weimar. Também não dá para deixar de conhecer a capital Berlim, símbolo da reunificação alemã. Para relembrar as aulas de história da escola, tem a cidade de Eisleben, com as casas onde Lutero nasceu e morreu. E que tal conhecer o Museu do Chocolate, na cidade de Colônia? É possível observar toda a produção desse saboroso alimento e ainda se deliciar com uma fonte de chocolate. E para quem gosta de música, compositores como Johann Sebastian Bach, Ludwig von Beethoven e Robert Schumann marcaram a cultura musical da Alemanha.

Contagem regressiva

Esse ano, o país tem um atrativo a mais: a Copa do Mundo de futebol.

A Confederação Alemã de Futebol foi fundada em 1990 e tem mais de seis milhões de associados, agrupados em 27 mil clubes. Na Copa deste ano, o Brasil jogará no Grupo F, junto com a Croácia, Austrália e Japão. Os primeiros jogos serão em Berlim, no dia 13 de junho, em Munique, no dia 18, e em Dortmund, no dia 22. Para quem quiser acompanhar a contagem regressiva para a Copa, é só acessar o site www.wm2006.deutschland.de.