Rica em belezas naturais e na riqueza arquitetônica das casas centenárias de estilo enxaimel, das praças e das ruas arborizadas, Timbó é uma das mais bonitas cidades do Médio Vale do Itajaí. Não é por acaso que Timbó foi reconhecido como “Município Turístico”, através da Embratur.

A cidade se destaca pela qualidade de vida em todas as idades. Privilegiada pela natureza com cenários e paisagens ímpares. O povo é hospitaleiro e acolhedor. Transpira e preserva a cultura e as tradições, resgata sua história através da música, do canto, da dança, e dos museus.
Observar a arquitetura, os jardins floridos assim como ouvir o sotaque da língua alemã e da italiana é uma constante pelo município, sua gastronomia, suas festas e bailes públicos são tradicionais e acontecem todos os finais de semana.
O Complexo Turístico Jardim do Imigrante, com construções históricas, mirante sobre a Represa do Rio Benedito, restaurante e Museu é um local é de beleza ímpar.
O Morro Azul, localizado à 18 km do centro, com 758 metros de altitude, é o ponto mais alto da cidade. O topo possui estrutura para camping e uma maravilhosa vista e muito freqüentado por praticantes de vôo livre. No caminho, entre ruas sinuosas, há muitas casas típicas e centenárias que nos remetem ao passado.
O Circuito de Cicloturismo no Vale Europeu, o primeiro circuito no Brasil organizado e planejado para ser percorrido de bicicleta, tem início e término em Timbó. O Circuito do Mochileiro é outro produto em que Timbó está inserido.