São Roque foi fundada em 16 de agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros. O nome da cidade é uma homenagem ao santo de sua devoção. Devido ao seu grande potencial histórico, artístico, ecológico e cultural, em 1990 foi transformada em Estância Turística.

É uma cidade cheia de charme e hospitalidade. É contornada por uma abundante área verde, responsável pela cidade ter se transformado em uma estância climática, com temperatura amena durante quase todo o ano. A origem do cultivo da uva e a produção de vinho remontam aos primeiros povoados, em meados do século XVII. Posteriormente, imigrantes italianos e portugueses cobriram as encostas dos morros com vinhedos, instalaram suas adegas e transformaram São Roque na Terra do Vinho Paulista.

O Roteiro do Vinho, Gastronomia e Lazer é o destino certo para quem busca contato com a natureza. Nesse passeio, você poderá degustar bons vinhos, almoçar com sua família e um bom restaurante pertinho de São Paulo, visitar sítios, pesqueiros, plantações de uvas e alcachofras, ranchos, fazendinhas e saborear produtos típicos da região.