Temporada de enoturismo está em alta

O Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, atrai anualmente milhares de turistas das mais diversas regiões do País, inclusive do exterior. Mas é na safra da uva, entre os meses de janeiro a março, que a região ganha destaque com suas múltiplas atrações enogastroturísticas. A expectativa da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) é de que mais de 30 mil turistas visitem a região neste período, o que representa um aumento de 30% em relação aos três meses do ano passado.

Com a melhoria da infra-estrutura promovida nos últimos anos, hoje, o turista pode muito mais do que degustar e adquirir vinhos nas mais de 30 vinícolas do Vale dos Vinhedos. Com o desenvolvimento do enoturismo, a região oferece ainda a possibilidade de o visitante participar da colheita da uva, conferir as atrações do Memorial do Vinho e a Casa do Filó, interagir com a cultura italiana, apreciar a belíssima paisagem da região e conhecer os numerosos capitéis e a Capela das Neves, construída há um século em uma época de estiagem.

Para garantir a tranqüilidade e o conforto dos visitantes, o Vale dos Vinhedos conta com diversas e charmosas pousadas, além do Hotel Villa Michelon e do Spa do Vinho, além de inúmeros restaurantes que oferecem pratos da culinária típica italiana e serviço a la carte.

Safra 2008

As 31 vinícolas associadas à Aprovale vão processar mais de 10,5 milhões de quilos de uvas viníferas até o mês de março, o que resultará na elaboração de aproximadamente 7,5 milhões de litros de vinhos finos e espumantes, ou seja, cerca de 10 milhões de garrafas.

De acordo com o engenheiro agrônomo Ciro Pavan, se o clima no Vale dos Vinhedos continuar favorecendo o cultivo da uva, esta será uma das melhores safras dos últimos tempos. ?As variedades mais precoces como a Pinot Noir e Chardonnay, que já estão sendo colhidas para a elaboração do vinho base para espumante, estão ótimas?, destaca. Segundo Pavan, as tintas Merlot e Cabernet Sauvignon, que deverão estar prontas na metade de fevereiro, estão se comportando muito bem. ?Dias ensolarados e pouca chuva são determinantes para garantir a qualidade da safra?, salienta.

Mais informações sobre tour nas vinícolas podem ser obtidas junto à Aprovale – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, no site www.valedosvinhedos.com.br ou pelo telefone (54) 3451-9601.

Voltar ao topo