TAM liga Curitiba a capitais do Mercosul

Na contramão da crise no setor de aviação, deflagrada por dificuldades econômicas de vários países, episódio de 11 de Setembro e pneumonia asiática, a TAM Mercosul (Transportes Aéreos Mercosur S.A.), empresa do grupo TAM Linhas Aéreas, com sede em Assunção, dá início à operação de dois vôos saindo de Curitiba (Aeroporto Afonso Pena). Um deles rumo a Buenos Aires (Argentina), com escala em Cidade do Leste e outro direto para Assunção (Paraguai). No dia 1.º, última terça-feira, decolou o primeiro desses vôos, o PZ 712, de Curitiba a Assunção, saindo às 10h45 do Aeroporto Internacional Afonso Pena, chegando às 11h15 (horário local) a Assunção, seguindo a Santiago (Chile), Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba (Bolívia), Montevidéu (Uruguai) e Córdoba (Argentina).

Naquele mesmo dia, a TAM começou a operar o vôo PZ 719, com saída de Curitiba às 21h, fazendo uma escala em Cidade do Leste (Paraguai), às 21h (horário local) e chegando a Ezeiza, Buenos Aires, às 23h55 (horário local). “Com esses novos vôos, a companhia pretende ser o elo de ligação entre os países do Mercosul, sendo um facilitador da atividade econômica e do turismo propriamente dito”, afirma Alcimar Ribeiro, representante da TAM Linhas Aéreas em Curitiba.

Além desses dois vôos que saem de Curitiba, a TAM passou a oferecer também dois vôos diretos das capitais argentina e paraguaia para a capital paranaense. O vôo PZ 720 sai de Buenos Aires, às 7h20, faz uma escala em Cidade de Leste às 8h (horário local) e chega a Curitiba às 10h15. Já o vôo que sai de Assunção, às 17h35, o PZ 713, vem direto para Curitiba, chegando à capital às 20h30.

Os quatro vôos são diários e operados com Fokkers 100, modelo que tem capacidade para 108 passageiros. As tarifas variam de acordo com o destino. No primeiro mês de operação, ou seja, até dia 31 de julho, o preço da passagem de Curitiba a Buenos Aires é de US$ 250 e de Curitiba a Assunção, US$ 199. A partir de 1.º de agosto, as tarifas devem sofrer um acréscimo de 30% a 40%.

Demanda

Javier Hickethier, diretor comercial da TAM Mercosul, acredita em uma expressiva demanda. Segundo ele, as aeronaves devem deixar Curitiba com uma ocupação de, pelo menos, 60% a 70%. A forte expectativa tem explicação: antes mesmo de o mercado paranaense começar a vender passagens para esses novos vôos – aqui, as vendas tiverem início somente no dia 26 de junho -, o vôo Buenos Aires – Curitiba já apresentava 85% de ocupação.

Para o presidente da Abav-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagem – Seção Paraná), Joel Duarte, os novos vôos da TAM vão proporcionar um maior fluxo turístico no Paraná porque têm Curitiba como ponto de partida e chegada, ao contrário de tantos outros vôos internacionais oferecidos por outras companhias, que não vingaram porque a capital paranaense era somente uma passagem. “As pessoas que partem de Buenos Aires, por exemplo, e vão para a Cidade do Leste e Foz do Iguaçu podem optar agora por esticar a viagem e vir conhecer Curitiba”, comenta.

Joel observa que, com essas novas ofertas de vôo da TAM, não somente Curitiba será beneficiada como também cidades localizadas a um raio de até duzentos quilômetros, que terão facilitado o seu acesso ao Mercosul. “Até para moradores, por exemplo, de Joinville, será mais fácil vir para Curitiba para viajar em vôos diretos para esses outros países”, exemplifica.

Para divulgação das novas rotas e de Curitiba como ponto de partida para importantes capitais e destinos turísticos do Mercosul, todos os funcionários da TAM Mercosul passaram a usar botons com a logomarca TAM Curitiba. (Danielle de Sisti)

VÔO

PARTIDA

HORÁRIO

ESCALA

DESTINO FINAL

HORÁRIO

PZ719

Curitiba

21h

Cidade Del Este

Ezeiza (Buenos Aires)

23h55 (local)

PZ720

Buenos Aires

7h20 (local)

Cidade Del Este

Curitiba

10h15 (Brasília)

PZ712

Curitiba

10h45

 

Assunção e conexões

11h15 (local)
12h15 (Brasília)

PZ713

Assunção

17h35 (local)

 

Curitiba

20h30 (Brasília)

Voltar ao topo