Um dos principais pólos de turismo de aventura do País, a cidade de Socorro, situada a 132 quilômetros da capital paulista, acaba de ser contemplada pelo Ministério do Turismo como o principal Destino de Aventura Especial do Brasil.

Socorro recebeu do governo federal R$ 1,5 milhão, que foram investidos no decorrer do ano passado em benfeitorias para este público, com instalações de semáforos sonoros para deficientes visuais, adaptação de calçamentos, construção de banheiros e rampas para cadeirantes, demarcações de vagas de estacionamento para motoristas especiais.

Essas adaptações foram realizadas em vários pontos do centro da cidade e outras ainda estão em curso. A prefeitura de Socorro pretende finalizar essas obras até início de abril deste ano.

Por outro lado, alguns estabelecimentos, como o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos e o Parque dos Sonhos, adaptaram suas instalações com telefones para surdos, cardápios, placas em braile e até canil de vidro dentro dos quartos para cães guias.

Foram adaptados também para a prática de esportes de aventura para deficientes físicos e para pessoas com mobilidade reduzida. Com isso, esses empreendimentos tiveram um aumento de 45% em suas taxas de ocupação, já que os portadores de deficiência já representam 8% da frequência, segundo José Fernandes Franco, proprietário desses empreendimentos.

Este trabalho lhe conferiu o Prêmio Superação Empresarial 2008 – Categoria Serviços de Turismo, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP).

Adaptação aos esportes de aventura fez empreendimentos aumentarem ocupação em 45%.

A rede hoteleira, operadoras e bases de esporte de aventura, além de restaurantes e comércio local, estão se mobilizando e se adaptando a essa nova realidade de inclusão social, transformando Socorro em um destino acessível universalmente.

“O Ministério do Turismo investiu em obras, capacitação, implementação de normas técnicas, formação de grupos de gestão, deixando o município com autonomia, e conta com uma rede de parceiros capaz de fazer o gerenciamento desse processo de estruturação”, diz Tânia Brizolla, diretora do departamento de Articulação, Estruturação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo.

O projeto Socorro Acessível faz parte do Destino Referência, projeto do Ministério do Turismo que selecionou 65 municípios como pólos indutores, sendo dez escolhidos por características específicas. E Socorro foi uma dessas dez cidades escolhidas como destino referência nos projetos Aventura Segura e Socorro Acessível.

Serviço: informações turísticas sobre o município de Socorro podem ser obtidas pelo telefone (19) 3855-9600 ou nos sites www.socorro.sp.gov.br, www.socorro.tur.br, www.cidadedesocorro.com.br, www.estanciadesocorro.com.br e www.cidadeaventura.com.br.