Serra Gaúcha atrai amantes do vinho

A região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é famosa por abrigar vinícolas, locais que atraem turistas, principalmente nos meses mais frios do ano. Dentre elas está a Vinícola Miolo, no município de Bento Gonçalves, que recebe milhares de turistas vindos de todo o Brasil, curiosos por degustar os vinhos e conhecer como a bebida é produzida. Pela grande quantidade de visitantes que recebe, a Miolo formatou um roteiro interno. De hora em hora, um grupo de turistas é levado a conhecer todo o processo de vinificação e envelhecimento dos vinhos e espumantes.

Após o passeio, fica mais gostoso experimentar as variedades, disponíveis gratuitamente para degustação no varejo da vinícola, com exceção dos vinhos Cuvée Giuseppe, Quinta do Seival e Cabernet Shiraz, lançados este ano pelo renomado enólogo francês Michel Rolland. A degustação desses produtos, incluindo o Lote 43, custa R$ 10 por pessoa.

O inverno que faz as temperaturas baixarem a zero grau no Rio Grande do Sul, especialmente na Serra Gaúcha, tem levado um grande número de turistas à vinícola. A expectativa é a de receber, durante todo o ano, 120 mil visitantes. No ano passado, foram registrados cem mil.

Curso de degustação

Para quem quiser conhecer a Miolo mais detalhadamente e entender como se aprecia um vinho, pode fazer um curso de degustação no local. São ministrados por Adriano Miolo, enólogo com formação em Mendoza, na Argentina, e por Alberto Miele, doutor em viticultura e enologia pela Universidade de Bordeaux, na França.

Os cursos fazem parte da programação da Escola do Vinho Miolo. Tem quatro horas de duração e termina com uma degustação. O preço, por pessoa, é R$ 100. Os próximos cursos acontecem dias 14 de agosto, 18 de setembro, 16 de outubro e 6 de novembro. Mais informações: (54) 459-1500.

Voltar ao topo