Serra do Papagaio conta com vários pontos para visitação

Criado em 1998, pelo Decreto nº 39.793 o Parque Estadual Serra do Papagaio (PESP) é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas – MG. Com área total de 22.917 hectares está localizado na Serra da Mantiqueira, região sul de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.

É um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica do Estado, adquirindo ainda maior importância por possuir formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com Floresta de Araucária.
A altitude do Parque tem variação de 1.300 a 2.359 metros. As encostas mais elevadas localizam-se na Serra de Santo Agostinho. O ponto culminante é o Pico do Garrafão, com 2.359 metros de altitude.

O parque conta com inúmeros pontos para visitação, como a piscina natural da Cachoeira dos Garcias, o Pico do Papagaio com 2.103 metros de altitude, o Canyon do Cavalo Baio (o maior desnível do Brasil, com 1.050 metros), a Reserva Ambiental do Matutu, a Cachoeira do Juju com 125 metros de queda e a Cachoeira Deus-me-livre.
O PESP é considerado um banco genético de espécies representativas da Floresta Atlântica, muitas delas endêmicas e ameaçadas de extinção, como o papagaio de peito-roxo. É também um potencial instrumento gerador de alternativas de uso sustentado dos recursos naturais, como o ecoturismo.