Poços de Caldas situa-se na região Sudoeste do Estado de Minas Gerais. É reconhecido como uma das melhores estâncias hidrominerais do país. Além disso, conta com uma série de pontos turísticos de grande beleza natural e com monumentos de expressiva qualidade arquitetônica, que lhe conferem uma situação ímpar de destaque.

Em comemoração a 8ª Semana Nacional de Museus, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas realizará, durante os dias 17 e 23 de maio, um encontro entre as instituições locais e regionais com o tema “Museus para a Harmonia Social”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Estarão presentes no encontro as instituições: Memorial Padre Carlos, localizado na escola profissional Dom Bosco, Museu do Termalismo, das Thermas Antonio Carlos, o Museu Histórico e Geográfico e o Instituto Moreira Salles (Casa da Cultura). Além disso, instituições de cidades próximas a Poços de Caldas também serão convidadas.

Segundo o coordenador da Divisão do Museu Histórico e Geográfico, Haroldo Paes Gessoni, o encontro pretende, ainda, “receber outras cidades que não possuem, mas que estariam interessadas em providenciar uma instituição museológica. A intenção é fazer um intercâmbio entre as instituições, trabalhando o acervo museológico, questões legais e dando o suporte necessário, já que o museu de Poços é considerado um museu polo da região”. A 8ª Semana Nacional de Museus é realizada em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio.