Santa Catarina, terra de vários Carnavais

Desfiles de escolas de samba, bailes públicos, festas em salões, brincadeiras nas ruas e baladas fortes em boates superlotadas. O Carnaval de Santa Catarina é um mosaico de atrações diversas, aptas a agradar públicos bem distintos. De norte a sul do estado, os batuques vão bater animados.

Magia na capital

Em Florianópolis, o Carnaval da Magia 2007, organizado pela Prefeitura Municipal, já teve início no dia 12 de janeiro e a folia só vai terminar no próximo dia 20. O evento vai abranger eventos diversos. Amanhã, dia 15, a partir das 15h, está marcado o Enterro da Tristeza, coordenado pelo bloco SOS, na sede da Associação de Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina, na Rua General Vieira da Rosa, 22. Às 19h, o cortejo passará pela Avenida Mauro Ramos, Rua Hermann Blumenau, Avenida Hercílio Luz, Rua Fernando Machado, Rua dos Ilhéus, Praça XV de Novembro, desembocando no Largo da Alfândega.

Bailes públicos

Nesta sexta, dia 16, têm início os bailes públicos no Largo da Alfândega, Largo da Catedral e Avenida Hercílio Luz. Até o dia 20, serão cinco noites de confete e serpentina nestes pontos. Já nestes sábado e domingo, principalmente, os blocos de sujos invadirão a Praça XV de Novembro para mostrar a sua irreverência. Em Jurerê, acontecerá a tradicional Feijoada do Cacau, às 12h.

No sábado de Carnaval, a descontração deve tomar conta da passarela Nego Quirido com a apresentação ao público da Corte de Momo de 2007, a partir das 22h, abrindo o desfile oficial das escolas de samba, que acontecerá às 22h30. Ao todo devem entrar na avenida cerca de 11 mil componentes nas quatro agremiações.

A primeira a desfilar é a Protegidos da Princesa, como o enredo ?No Arraial do Samba: juninas brasileiras de norte a sul?, de Márcio Schultz. Em seguida, a Embaixada Copa Lord levará para a passarela o tema ?São José da Terra Firme – terra sem males?, assinado por Edu Aguiar e Erson Paulo Trindade Pereira.

Foto: PMSFS
As crianças também vão desfilar em São Francisco do Sul.

A vice-campeã do Carnaval, Unidos da Coloninha, pretende apresentar o enredo ?Imperatriz das Águas, Coloninha Canta Santo Amaro?, escrito por Eloá Miranda. Já a bicampeã, Consulado, vai desfilar com o tema ?Vinte luas de esperança, vinte luas de saudade… das matas da Babitonga ao velho mundo?, da dupla Sandro de Oliveira e Antônio Gracindo de Oliveira.

Depois do Baile da Terceira Idade, às 14h, no Clube Doze de Agosto, a administração municipal pretende realizar no domingo, às 19h, uma apresentação no sambódromo de duas grandes sociedades carnavalescas: a Granadeiros da Ilha e Tenentes do Diabo, que retornam à festa após 12 anos sem entrar na passarela. Na seqüência é a vez do desfile dos blocos organizados.

Pop Gay e campeãs

A 14.ª edição do Concurso Pop Gay está planejada para a noite de segunda, dia 19, na Avenida Hercílio Luz. Como de costume, serão eleitas as misses Drag Queen e Beauty Queen, em evento direcionado para todo tipo de público, mas especialmente para o GLBTS (gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e simpatizantes). A festa começará às 21h.

A apuração do desfile das escolas de samba e dos blocos organizados está marcada para a tarde de segunda-feira, no sambódromo. As agremiações retornam à passarela na terça-feira, dia 20, às 21h, com o desfile do bloco vencedor do domingo, abrindo a programação. Na seqüência apresentam-se a escola vice-campeã e campeã.

Laguna pronta para sua tradicional festa

Laguna vai dar início amanhã ao Carnaval mais tradicional de Santa Catarina. A programação começa com o Baile das Bonecas, na Praça Souza França. Serão seis dias de muita festa, que deve atrair quinhentas mil pessoas. Na sexta, estará aberto o circuito Carnaval de Praia Mar Grosso. Uma grande estrutura com palco geospace estará montada nas areias do Mar Grosso, onde após o circuito dos trios todos se encontram para a festa. No sábado, a partir das 14h, é a vez do Bloko Rosa invadir a avenida e, no domingo, o Bloco da Pracinha, mais tradicional da cidade, vai arrastar a multidão durante um percurso de quatro quilômetros. Dia 19, Bloco Pangaré como exemplo dos blocos acima citados, toma as avenidas João Pinho e Senador Gallotti e, no mesmo dia, o Bloco do Barulho realiza sua concentração. Dia 20 de fevereiro, dia oficial do Carnaval, Bloco Sem Juízo e ainda haverá os Blocos Ressaca Laguna e Acorda Laguna.

Folia dia e noite em São Chico

São Francisco do Sul festejará seu Carnaval noite e dia, seja no centro histórico ou praias, seja para crianças ou melhor idade, seja atrás do trio elétrico ou nos blocos e escolas de samba ou até pelo Carnaval da Fé, idealizado pelas vertentes religiosas. Os desfiles oficiais acontecerão na Rua Babitonga – Centro Histórico – e na Praia da Enseada, já na Praia de Ubatuba acontecerá o encontro dos blocos e na Prainha a festa será diária com estruturas de palco, som, luz, bandas e DJs.

São Francisco conta com quatro escolas de samba – Filhos da Ilha, Grêmio Recreativo e Esportivo Mocidade Independente da Água Branca, Grêmio Recreativo e Esportivo Unidos do Paulas e Sociedade Recreativa Imperadores do Samba, que apresentarão em seus enredos temas diversos, entre eles a história da cidade, a saga do negro no País, as lendas, mitos e magias do Brasil e as festas de Santa Catarina.

A intenção da festa deste ano é firmar São Francisco como um destino de Carnaval para toda a família, com múltiplas opções.

Voltar ao topo