As doze festas típicas que acontecem no mês de outubro em Santa Catarina serão divulgadas em conjunto este ano com o slogan “Oktoberfestas de Santa Catarina”.

A mais tradicional e importante delas em atração de turistas, a Oktoberfest, que acontece em Blumenau, está confirmada para os dias 10 a 26 de outubro. A festa já tem sua rainha. É Morgana Hinsching, de 18 anos, e as princesas que completam a corte são Elis Marciane Hertel e Luana Lohse.

A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa do chope do mundo, depois da original, que ocorre na cidade de Munique, na Alemanha, e é também uma das mais importantes festas populares do Brasil.

As outras festas típicas que acontecerão no mês de outubro em Santa Catarina são: Fenarreco, de Brusque (do dia 10 ao dia 26); Marejada, de Itajaí (de 11 a 26); Fenachopp, de Joinville (8 a 28); Fenaostra, de Florianópolis (9 a 13); Schützenfest, de Jaraguá do Sul (10 a 20); Tirolerfest, de Treze Tílias (11 a 20); Musikfest, de São Bento do Sul (11 a 13); Oktoberfest, de Itapiranga (11 a 13); Kegelfest, de Rio do Sul (10 a 13 e 17 a 19); Festa do Imigrante, de Timbó (10 a 13); Oberlandfest, de Rio Negrinho (17 a 20).

União

As dificuldades em comum, como divulgação insuficiente e custos elevados para promover as festas de outubro, acabaram unindo os organizadores das doze principais festas catarinenses. Em novembro do ano passado, os próprios organizadores se reuniram para criar o Comitê das Festas de Outubro de Santa Catarina.

Esta é a primeira vez que o trade se une para promover as festas em conjunto e obteve de imediato a aprovação e o apoio das prefeituras dos municípios envolvidos, da Santur e do governo estadual.