Santa Catarina abre calendário de festas

Em outubro Santa Catarina está em festa. Só neste mês são 16 festas típicas que acontecem em diversas regiões do estado, resgatando a cultura e os costumes de sua gente. Mas não é só em outubro que Santa Catarina está em festa, pois o calendário festivo se estende por todo o ano.

Este será um ano muito especial, pois pela primeira vez na história de Santa Catarina, as maiores festas étnicas se reúnem num mesmo evento. Santa Catarina em Festa, organizado este ano pela Associação Deutsche Welt de Florianópolis, será realizado entre os dias 26 e 28 de setembro na capital, no centrosul.

São convidadas as 20 festas de maior expressão do estado, entre elas Oktoberfest, Oktobertanz, Fenarreco, Marejada, Shützenfest, Festa Pomerana, entre outras. Cada festa irá trazer suas rainhas, princesas, mascotes e atrações de dança, música e festividades.

Em virtude das comemorações dos 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina, este ano o evento será temático com a etnia germânica, chamando-se Ein prosit!

O evento tem chancela oficial do Governo do Estado, Santur, Prefeitura de Florianópolis e Consulado Honorário Alemão, sendo inserido oficialmente nos calendários festivos da cidade e do estado.

Desfile na Festa Nacional do Marreco, Fenarreco, em Brusque.

Cada festa convidada será retratada em estande especial dentro de uma Vila Germânica tematicamente construída, onde poderá fazer sua divulgação junto ao público, pelas mãos de suas princesas e rainha.

Além disso, será promovido no Santa Catarina em Festa um majestoso desfile de festas no centro da capital catarinense, brindando com a diversidade cultural e étnica.

Pela primeira vez Florianópolis recebe um evento como esse, onde a comunidade poderá desfrutar de atrações tipicamente germânicas. Mesmo com forte tradição açoriana, é preciso salientar que a ilha foi o primeiro local onde aportaram os primeiros alemães do estado, no Navio Brigue Luiza, em novembro de 1828, deslocando-se para a vizinha São Pedro de Alcântara, que é a primeira colônia alemã de Santa Catarina.

Tirolerfest, em Treze Tílias, já mostra as tradições dos imigrantes austríacos.

A gente catarinense é formada por diversos povos, como portugueses, africanos, poloneses, índios italianos, ucranianos, tiroleses, alemães entre outras etnias. A programação cultural e gastronômica é um destaque importante nessas festas e costuma esbanjar em diversidade e criatividade.

O evento pretende reunir 30 mil pessoas em sua primeira edição nos três dias de programação. Os organizadores irão disponibilizar vans e ônibus gratuitos durante todos os horários do dia, com saídas dos principais pontos da cidade e convênios com táxis, estimulando o consumo responsável de bebidas.

Festa comemora 180 anos de imigração alemã

Santa Catarina é internacionalmente conhecida por abrigar as principais festas alemãs do Brasil. Neste ano, é comemorado os 180 anos da imigração alemã no estado e também a chegada de pouco mais de 500 colonos católicos vindos de Bremen, Alemanha, que se instalaram na cidade de São Pedro de Alcântara.

Pelo aniversário de imigração, o tema escolhido para o primeiro Santa Catarina em Festa será a Alemanha. A cada ano uma festa catarinense representará o evento, e divulgará a sua cultura e história.

Um dos diferenciais no conceito do evento é que se busca mostrar elementos culturais da Alemanha moderna, em contraponto com as celebrações tradicionais, a fim de fortalecer o elo entre os catarinenses e os alemães da atualidade.

Por este motivo, o evento Ein prosit! conta com a chancela do Consulado Honorário da Alemanha de Blumenau. Em comemoração aos 180 anos de imigração, será feito um stand especial da Deutsches Haus, casa que abriga o Consulado e a Câmara de Comércio Brasil Alemanha de Blumenau junto com o Instituto Goethe.

Com o maior PIB europeu e a maior população da UE, a Alemanha é o mercado mais importante da Europa. O PIB é de 2.423 bilhões de euros (2007) e o PIB per capita é de 29.455 euros. É recordista mundial em exportação: o volume da exportação alemã foi de 969 bilhões de euros em 2007.

Os parceiros comerciais mais importantes são: França (9,5%), EUA (8,7 %), Inglaterra (7,2%), Itália (6,6%). No cerne da economia alemã encontram-se, ao lado das multinacionais, as empresas de médio porte.

Nelas trabalham 70% de toda a mão-de-obra empregada A Alemanha é um atraente pólo para os investimentos estrangeiros. As 500 maiores empresas do mundo estão presentes na Alemanha, há 22 mil empresas estrangeiras com 2,7 milhões de empregados.

Os investimentos estrangeiros diretos são da ordem de US$ 503 bilhões (dados de 2005). Dispõe de uma infra-estrutura altamente desenvolvida e dinâmica. O país está dotado de uma rede ferroviária de 36 mil quilômetros, de uma rede rodoviária de 230 mil quilômetros e da mais moderna rede de telecomunicações do mundo. Cerca de dois terços das mais importantes feiras especializadas do mundo acontecem na Alemanha.