Aproveitar os dias de folga no Carnaval para pedalar em meio à natureza pode ser uma boa pedida para os adeptos do cicloturismo. A Terral Expedições, de Curitiba, preparou para este feriado um roteiro especial pela região de União da Vitória e Porto União, municípios do sul do Estado, conhecidos pelas belas cachoeiras que abrigam. Permeado de rios e com relevo acidentado, o local tem natureza exuberante e, de bicicleta, o turista pode “vivenciar” os atrativos mais facilmente.

Visitação às cachoeiras e banho de rio fazem parte do roteiro, que também inclui informações sobre a história do Contestado, conflito que marcou a região no século passado. Durante os passeios, os participantes terão oportunidade de conversar com moradores antigos da região, num intercâmbio de culturas.

A saída de Curitiba será no sábado (21), às 8h. O pacote inclui transporte até União da Vitória. Feito o check-in no hotel, haverá almoço e, no início da tarde, saída para conhecer um pouco sobre o Contestado. O próximo passo será subir o Morro da Cruz, de bike, onde se tem a vista panorâmica das cidades.

No domingo será a vez de percorrer a rota das cachoeiras, em União da Vitória, passando pelas quedas de Campo Alto, Cintura da Noiva, pelo lago da Usina de Foz do Areia, Cachoeira das Bromélias, do Tigre e Barra do Palmital. Visita ao Parque Histórico do Iguaçu também faz parte da rota.

Roteiro inclui pedalada pelas estradas secundárias de União da Vitória.

Já a segunda-feira está reservada para um passeio de aventura pelas cachoeiras de Porto União. O acesso à Cachoeira da Barra Grande, por exemplo, se dá por abertura de uma picada, alguns trechos de caminhada na água e pedras.

No local é possível visitar uma pequena caverna formada pela ação da água no paredão rochoso. Um dos pontos fortes do roteiro é a cachoeira do km 13, situada sobre os túneis da Ferrovia São Paulo – Rio Grande.

O curioso desse atrativo é que, após a queda d’água, o rio simplesmente desaparece. Em seguida, o grupo seguirá para as cachoeiras do Rio Bonito, do Reisdorf e do Rio dos Pardos (esta com 72 metros de altura).

Cultura em São Miguel

A terça de Carnaval será reservada a um passeio cultural, com paisagem serrana, que inclui visitação à área rural de São Miguel da Serra. O turista manterá contato direto com os colonos da região, conhecendo suas produções de uva, vinho e geléias. No fim da tarde, retorno a Curitiba, com chegada prevista à capital para as 20h30.

O valor do pacote é R$ 675 por pessoa e pode ser pago em três parcelas de R$ 237. Inclui transporte a partir de Curitiba, deslocamento para os atrativos, três pernoites em hotel (apartamento duplo), café da manhã durante a estada, dois almoços, lanches nas trilhas, serviço de guia e condutor local, acompanhamento de mecânico para as bicicletas, ingresso para entrada nos locais e seguro-viagem para prática de turismo de aventura e de transporte de passageiros. O grau de dificuldade é considerado moderado.

Informações com a Terral Expedições pelo telefone (41) 3352-1219 ou no site www.terral.tur.br. O e-mail para contato é terral@terral.tur.br.