Rio terá sistema Bed and Breakfast de hospedagem

Comum na Europa e nos Estados Unidos, o sistema de hospedagem “bed and breakfast” terá uma versão nacional, que funcionará em Santa Teresa, Rio de Janeiro.

Aproveitando a vocação do bairro para o turismo e o charme da arquitetura local, os empreendedores João Vergara e Leonardo Rangel, junto com uma das principais responsáveis pela revitalização do bairro Roberta Alencastro, desenvolveram a rede “Cama e Café”, que oferece estada em casa de família, a um custo acessível com direito a café da manhã. O serviço, que já conta com 50 residências cadastradas, é pioneiro no país e será uma opção diferenciada para o turista conhecer a cidade.

Para conquistar o visitante, a rede seguirá os padrões internacionais de atendimento comuns ao sistema original.

Os moradores cadastrados vão receber orientação e treinamento para atender e lidar com os turistas.

Para evitar divergências entre hóspede e anfitrião, os organizadores criaram uma ficha para traçar o perfil do visitante, com isso, quem gosta de sair à noite será hospedado numa casa cujos moradores têm esse hábito.

As diárias vão seguir os preços do mercado internacional, entre US$ 20 e US$ 70.

Os organizadores consideram o bairro um local de grande potencial turístico. “Santa Teresa é o centro geográfico entre as áreas mais dinâmicas da cidade. É próximo ao Centro, ao Cais do Porto e a zona sul da cidade”, lembra o gerente comercial Leonardo Rangel.

Seu sócio, João Vergara, destaca também a importância do projeto para o desenvolvimento do bairro e a preservação do patrimônio da cidade. “O Cama e Café vai favorecer a geração de recursos para Santa Teresa, pois envolve a participação de vários setores, como restaurantes, centros culturais e, principalmente, a população que abrirá sua casa aos turistas”.

A expectativa é que com o fomento do turismo possa acontecer também um movimento de valorização do bairro. “O acolhimento ao turista está ligado à auto-estima dos moradores e, como conseqüência, surge o orgulho de residir ali.”, aponta João, gerente de projetos.

Os sócios montaram um “quartel-general” na Incubadora Iniciativa Jovem, onde funciona o escritório do grupo. Lá é o ponto de referência e encontros entre visitantes, anfitriões, parceiros e demais envolvidos no projeto. O local conta ainda com um café cultural e apresentações de música ao vivo.

O “Cama e Café” oferece aos turistas a opção de experimentar o modo de vida local, além de estar em contato com os ateliês, bares e museus históricos comuns no bairro.

Quem quiser mais informações sobre este meio de hospedagem no Brasil pode mandar um e-mail para

reservas@camaecafe.com.br.

Voltar ao topo