Os preparativos para a festa da virada do ano de 2008/2009 estão a todo vapor. A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo/Riotur, promete mais um grande espetáculo.
Um palco sem paredes e com oito lados será montado na Praia de Copacabana, entre as ruas Figueiredo Magalhães e Santa Clara. Para que todo o público acompanhe os shows, quatro telões com 12 metros de altura serão espalhados pela orla e instaladas 30 torres de som, garantindo que toda praia participe da contagem regressiva.
Serão instalados 300 sanitários químicos; postos médicos, equipados para atendimentos de emergência; 14 ambulâncias UTIs, para remoção em casos mais graves e 30 torres de observação da Polícia Militar e órgãos de segurança pública.
A movimentação tem início já às 18h, ao som de bossa nova. Às 20h haverá show do DJ Brinquinho, com trilha de música popular; às 22h, o show de abertura será do Grupo Revelação e à meia-noite começa o espetáculo pirotécnico, com mensagem de fim de ano com narração do ator Paulo Goulart.
O tema do show de fogos será Os quatro elementos da natureza. Serão 24 toneladas de fogos que serão lançadas a partir de oito balsas no mar. A duração será de vinte minutos.
Depois, o show principal acontece a 00h20, com Mart’nália e banda; às 2h, o som será o das Baterias das Escolas de Samba Beija-Flor, Salgueiro e Grande Rio. Encerramento da festa está previsto para as 3h.
Ipanema
Em Ipanema, será montado um palco, na altura do posto 9, onde acontecerão apresentações de DJs nacionais e estrangeiros de música eletrônica e outros ritmos, um projeto da SR Produções.
Na Barra da Tijuca, o projeto da empresa Tai Produções prevê apresentação de artistas da MPB/pop music e DJs nacionais. O show pirotécnico acontecerá do alto de hotéis localizados na orla da Praia da Barra.
Os palcos do Flamengo, Penha, Ilha do Governador, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Paquetá e Ramos, serão produzidos pela prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Turismo/Riotur, com a participação de grupos de samba e pagode.
Ocupação hoteleira
Levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) e divulgado na última sexta-feira, aponta que a taxa de ocupação nos hotéis para o Réveillon está em 80% em toda a cidade (com exceção do centro).
Copacabana e Leme, seguidos de Ipanema e Leblon, têm os melhores índices, com 84% e 77%, respectivamente.
No interior do Estado do Rio de Janeiro, a média registrada é de 86,66% para o mesmo período. Búzios e Parati (empatadas), Cabo Frio e Conservatória/Vassouras alcançaram as melhores taxas de ocupação, com 98%, 96% e 93%, respectivamente.
O presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, estima que a lotação dos hotéis na capital alcance pelo menos 85% até o Réveillon. O período de virada de ano 2007/2008 teve ocupação final de 90% na cidade.
Hotel oferece “camarote” de luxo para o show dos fogos
O Copacabana Palace oferece lugar privilegiado para quem quiser assistir ao show de fogos de Copacabana: o terraço do hotel, que oferece ampla vista da areia da praia. Este ano, um dos Réveillons mais famosos do País terá festa, ceia-degustação no Restaurante Cipriani e bufê no Restaurante Pérgula.
A festa de réveillon começa às 20h nos salões Nobre, Golden e frontais, com bufê elaborado pelo chef Francesco Carli. Para animar a noite, a banda SP3 toca ao vivo a partir das 21h.
No Cipriani, de ambiente mais sóbrio, o show é do piano ao vivo, que permeará toda a ceia, também a partir das 20h. Francesco Carli assina a degustação, composta de sete etapas, entre entradas, ,primeiro e segundo pratos e sobremesas.
Já no Pérgula, o cardápio é mais variado e servido em estilo bufê. Um DJ movimenta o espaço. Em todas as comemorações, estão incluídas as bebidas. Serão servidos champanhe Veuve Clicquot e uísque Red Label, entre outras opções, e o traje é passeio ou branco.
À exceção do Cipriani, onde não é permitida a presença de crianças de menos de 6 anos, haverá um menu infantil. O Réveillon no Copacabana Palace custa R$ 1,3 mil por pessoa mais 10% de taxa de serviço para a festa e R$ 1,1 mil mais 10% de taxa de serviço por pessoa para as ceia no Cipriani ou no Pérgula. O hotel situa-se na Avenida Atlântica, 1702. Mais informações: (21) 2545-8790.


