Réveillon de muitas cores e luzes

O réveillon em Balneário Camboriú é conhecido em todo Brasil pelo belíssimo espetáculo de cores e luzes que proporciona aos turistas. Para a chegada de 2003, não poderia ser diferente.

Um show de fogos saindo da Ilha das Cabras, com duração estimada de quinze minutos, e dos edifícios da orla marítima, promete encantar os milhares de visitantes que vão passar a virada do ano em uma das mais badaladas praias de Santa Catarina.

Na ocasião, acontecerá também apresentação musical na Praça Almirante Tamandaré, das 23h às 3h. Para completar a festa, diversos bares, restaurantes, hotéis, equipamentos turísticos e boates estarão promovendo atrações específicas. A expectativa da prefeitura municipal é que cerca de 600 mil pessoas passem o réveillon no local.

Mas não é apenas para a passagem de ano que Balneário Camboriú tem se preparado. Considerado principal pólo receptor de turistas para Santa Catarina e a cidade com melhor qualidade de vida de Santa Catarina – de acordo com dados do Governo do Estado e IBGE (Índice de Desenvolvimento Humano) -, Balneário Camboriú vem crescendo e se estruturando para atender as necessidades de mais de 1,2 milhão de pessoas que a visitam durante o verão – a expectativa da secretaria municipal de Turismo é que no período de dezembro a março, o município tenha uma acréscimo de 10% a 15% de turistas em relação ao mesmo período do ano passado.

Para atender a grande demanda, a cidade possui completa infra-estrutura em serviços e atrativos. Nos meios de hospedagem, são 110 hotéis e 20 mil leitos, cerca de 15 mil imóveis disponíveis para aluguéis, além das hospedagens alternativas.

Como município essencialmente turístico, Balneário Camboriú possui comércio amplo funcionando durante o dia ou à noite, de segunda a segunda. Shoppings centers, centros comerciais, feiras de produtos importados e artesanatos são algumas das opções. Dentre as utilidades estão as agências bancárias, serviços 24 horas, locadoras de veículos, casas de câmbio, postos telefônicos e acesso à internet, agências de receptivo, postos e central de informações turísticas, transporte coletivo 24 horas, pontos de táxi e moto-taxi, postos de gasolina, farmácias e drogarias, entre outros.

Nos meses de maior fluxo turístico, a segurança recebe reforços no efetivo da Polícia Militar e na equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros. A PM realiza no verão, o trabalho de Operação Barreiras em todos os acessos da cidade, garantindo segurança aos visitantes e moradores.

“Para obter a satisfação dos visitantes e um breve retorno, as opções de lazer devem estar diretamente ligadas com a estrutura de serviços que a cidade possui, garantindo uma ótima permanência e tranqüilidade aos turistas”, explica o secretário de Turismo, Osmar Nunes.

Diversão garantida na orla marítima

Pode-se dizer que praia de Balneário Camboriú é hoje um atrativo à parte em vista das várias opções de diversão. Chegando à cidade pela BR-101 duplicada, a vista já revela sua vocação turística e seu imponente ar de metrópole. Uma mistura do verde da Mata Atlântica termina com o toque especial do azul do mar.

Depois, o lema principal é diversão. Já começando pela orla marítima, disputada por pessoas de todas as faixas etárias. Ao passar pela beira-mar, o ambiente é de descontração. Nos barzinhos, grupos de amigos conversam animadamente aproveitando a tradicional cerveja gelada e dos petiscos variados, ou nas lanchonetes, sanduicherias e casas de café.

Sair à noite na cidade é praticamente uma “religião”. Tem lugar para todos os gostos. Os bares com música ao vivo são uns dos destaques. Rock, pop, MPB, dance music, pagode, axé, samba, forró. É só escolher a opção que o lugar se encarrega de proporcionar o prazer da diversão.

Existem ainda as boates, os “pubs”, os cafés, a cervejaria, concentrando muita gente bonita em cenários simples, sofisticados e exóticos. Outras atrações muito freqüentadas pelos visitantes são as casas de bingo e jogos eletrônicos, onde a principal aposta é a diversão. Jogar sinuca ou boliche numa roda de amigos ou pegar um cinema garantem também um dia agradável.

Os adeptos do esporte podem optar pela adrenalina, saltando de para pente ou asa delta, escalando, praticando rapel ou surfando. Nas academias de ginásticas e nas quadras esportivas, as pessoas podem curtir um jogo de futebol em todas as categorias, tênis, padlle, kart in door, ou se exercitam com atividades aeróbicas e musculação. Na praia, após às 18h, muitos jogam vôlei, futvôlei, frescobol, basquete, praticam aeróbica ou aproveitam para caminhar ou correr no calçadão à beira mar.

Quando o pedido é uma boa refeição, a cidade concentra um verdadeiro centro gastronômico. A começar pelos tradicionais pratos à base de frutos do mar, entre peixes, lulas, ostras, camarões e mariscos. As comidas típicas de várias regiões do Brasil ou internacionais como italiana, francesa, japonesa, chinesa, árabe também são encontradas, além dos buffets e fast foods.

Passeios Balneário Camboriú tem de sobra! O Complexo Turístico Unipraias leva os visitantes, através dos bondinhos aéreos, numa viagem inesquecível pelo céu da cidade, com direito a passeios ecológicos, parque de aventuras e encantadoras vistas para o mar e a natureza. O Complexo Turístico Cristo Luz também proporciona uma vista deslumbrante a Balneário Camboriú através do mirante ou dos bares e restaurante panorâmico.

Conhecer a Linha de Acesso às Praias, rodovia que liga 6 praias ao sul do município, e os cenários emoldurados pela natureza; passear nas trilhas do Parque Ecológico; apreciar diversas espécies da fauna e da flora do Zoo do Parque da Santur mostram que o município está ligado diretamente à ecologia.

A arte e a cultura estão evidentes nos edifícios, nas constantes exposições artísticas e culturais, nos museus do Parque da Santur e no Bairro da Barra, onde começou a história da cidade. As igrejas apresentam em suas arquiteturas formas exóticas, numa mistura da arte com o sagrado.

Parque de Aventuras é novidade

Balneário Camboriú terá uma nova atração neste verão: o Parque de Aventuras, localizado no complexo turístico do Parque Unipraias Camboriú.

No parque, os visitantes poderão se aventurar num emocionante passeio por trilhas suspensas nas copas das árvores em meio à mata nativa. Serão dois percursos, cada qual com onze desafios em que os candidatos escalam redes, caminham sobre cabos de aço, entram em cavernas, equilibram-se em estribos e deslizam em tirolesas. Cada trajeto, de 120 metros, terá duração de 1h 30min a 2h.

Os equipamentos são todos importados da França e da Nova Zelândia (berço mundial dos esportes de aventura), resultado de um investimento de cerca de R$ 200 mil. No local, haverá acompanhamento de instrutores e monitores bilíngües, devidamente treinados para este tipo de atividade, garantindo total segurança dos aventureiros. Podem realizar o passeio pessoas a partir dos 12 anos de idade. Não é necessário ter experiência porque serão passadas todas as informações e instruções, além do acompanhamento de profissionais.

Para chegar até o parque, a emoção será em dose dupla, outro destaque em todo Brasil. O acesso é feito a partir dos bondinhos aéreos (cabines fechadas com capacidade para seis pessoas sentadas cada), partindo da Estação de Embarque na Barra Sul no Parque Unipraias. Os turistas subirão a uma altura equivalente a um edifício de 80 andares na Estação Mata Atlântica, onde está localizado o Parque de Aventuras.

Voltar ao topo