A Festa da Uva reúne anualmente
uma multidão em Caxias do Sul.

Com o fim da temporada de verão, a Serra Gaúcha ganha ainda mais destaque como destino turístico. Não que a região não tenha atrativos para curtir os meses mais quentes do ano, muito pelo contrário, a região tem natureza exuberante e oferece clima agradável para aproveitar o verão. Além disso, conta com um grande gama de atrações naturais, históricas e culturais que não dependem do clima.

Bem perto do Vale dos Vinhedos, região formada pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, que recentemente lançou programação voltada ao enoturismo, estão situados cinco destinos turísticos que resumem o melhor da Serra Gaúcha.

são Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul; Antônio Prado, que foi mostrada ao mundo no filme O Quatrilho; Gramado e Canela, as mais famosas da região, e Garibaldi, a sede da Festa Nacional do Champanha.

A proximidade entre elas faz valer a pena aproveitar uma mesma viagem para conhecer mais de uma cidade. Mesmo quem for ao Vale dos Vinhedos, por exemplo, pode aproveitar para ir à Serra Gaúcha. São apenas 120 quilômetros que separam a região do vale de Gramado.

Veja o que cada uma oferece de atrativo:

Caxias do Sul – A cidade-sede da Festa Nacional da Uva tem uma variedade de vinícolas e restaurantes que oferecem principalmente pratos da culinária italiana. No parque de exposições da festa, o visitante pode acompanhar a história da imigração italiana por meio do Espetáculo Som e Luz. Site de informações sobre Caxias: www.caxias.rs.gov.br.

Antônio Prado – Tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, as casa localizadas na parte central de Antônio Prado, onde foram filmadas cenas de O Quatrilho preservam a arquitetura e a história dos imigrantes italianos. Secretaria de Turismo: (54) 293-1500.

Gramado – Localizada a 120 quilômetros do vale, Gramado é conhecida nacionalmente por realizar o Festival Nacional do Cinema. Os hotéis, as lojas de artesanato e a culinária, como o tradicional Fundeau, são atrações da cidade. Secretaria de Turismo: (54) 286-2335.

Canela – As belezas naturais dos Parques de Canela tornaram a cidade um passeio obrigatório para os amantes da natureza. Florestas, cascatas, vales, morros, trilahs e rios formam paisagens exuberantes onde a natureza dá um show de beleza, magia e grandiosidade. Central de Informações Turísticas: (54) 282-2200.

Garibaldi – A tradicional Festa Nacional do Champanha (Fenachamp) é realizada anualmente em Garibaldi. Cidade com tradição italiana, é conhecida nacionalmente por elaborar os melhores espumantes do Brasil. Secretaria de Turismo: (54) 462-2627.