Projeto visa impulsionar o turismo em Foz

Foz do Iguaçu está deixando de ser somente um corredor para os turistas interessados em fazer compra no Paraguai. Nos últimos anos, o município tem recebido turistas com um perfil bastante diferente, pessoas que querem conhecer o Parque Nacional do Iguaçu e suas cataratas, além de outros atrativos de Foz. Alguns deles até aproveitam para visitar Ciudad del Este, no Paraguai, e fazer umas compras, mas este programa já não é mais o atrativo número um. Esta mudança de comportamento do turista, atribuída a vários fatores, como alta do dólar e melhor divulgação de Foz do Iguaçu como destino turístico, vem fazendo os profissionais do turismo local reestruturarem seus produtos.

Essa necessidade também é uma preocupação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), presidido pelo Delegado Regional da Abav-PR, Felipe Gonzalez. Em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Turismo e entidades de Foz do Iguaçu, o Comtur está implantando o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo da Cidade.

O projeto prevê a retomada do crescimento do turismo através do binômio integração e motivação. São três objetivos principais: aumentar a permanência do turista na cidade de dois para quatro dias; chegar a uma visitação de 1,1 milhão de pessoas por ano; e conseguir um faturamento de R$ 1 bilhão ao ano para o segmento do turismo e do comércio.

Uma espécie de empresa, dividida em sete comitês, foi montada para auxiliar no desenvolvimento das propostas: comercial, financeiro, logístico e infra-estrutura, jurídico, divulgação, marketing e administração. A missão dos comitês é avaliar a viabilidade de execução dos projetos aprovados. A execução e a divulgação dos projetos na mídia nacional e internacional começará em maio.

Voltar ao topo