Programar um cruzeiro para as próximas férias pode ser ainda mais vantajoso se feito com antecipação. Nesta época, as companhias lançam novidades em roteiros e promoções para saídas ainda este ano e no próximo.

Vale conferir as opções e escolher o que mais se encaixa no seu objetivo de viagem, podendo inclusive pagar boa parte do pacote antes mesmo de arrumar as malas.

Os cinco navios da linha italiana Silversea – Silver Cloud, Silver Wind, Silver Shadow, Silver Whisper e o navio de expedição Prince Albert II – farão cruzeiros com até 50% de desconto durante este primeiro semestre ou nas férias de julho.

Trinta e nove roteiros pelos sete continentes entram na promoção, englobando todas as categorias de suítes. Além disso, ainda são oferecidos descontos adicionais para clientes que não utilizam a parte aérea e créditos para gastos a bordo.

Um exemplo é o cruzeiro de 12 dias pelo Alaska com o Silver Shadow, que dará US$ 1 mil de bônus por suíte dupla para gastos com excursões, spa e boutiques do navio.

A saída está marcada para o dia 20 de julho, partindo de São Francisco, na Califórnia, com paradas no Glacial Sawyer e portos de cidades do Alaska, como Ketchikan, Juneau, Skagway, Wrangell e Victoria (British Columbia/Canadá).

O valor por pessoa, em suíte dupla, sai a partir de U$3.947 – já considerando todas as promoções e descontos (confira outros roteiros promocionais da companhia no quadro).

Outra opção é cruzar a Europa navegando por belos rios, cercados de antigos vilarejos com seus castelos e vinhedos. A Amadeus Waterways, que faz roteiros pelo velho continente, acaba de introduzir dois novos navios: o MS Amadolce e o MS Amalyra.

A frota já era composta pelo MS Amadante, MS Amacello, MS Amalegro e MS Amadagio. Um cruzeiro de 12 dias partindo da Cidade do Porto, em Portugal, a Salamanca, na Espanha, navegando pelo Douro e, durante o percurso, provando dos magníficos vinhos da região, é uma das alternativas.

Ou pode-se zarpar de Amsterdã, na Holanda, e seguir até Budapeste, na Hungria, cruzando regiões continentais com diferenças de altitude de mais de 400 metros. Também é possível começar as férias em Praga, na República Tcheca, e então cruzar de Nuremberg a Tier, através dos rios Main, Reno e Mosel, terminando a viagem na magnífica Paris. Ou ainda navegar pelo leste europeu pelas estreitas gargantas do Danúbio, conhecidas como Iron Gates.

Se a opção for a Rússia, a partida é de Moscou, visitando as cidades de Uglich, Kostroma e Yaroslavl, navegando pelo Volga e também pelos dois maiores lagos da Europa, o Oenega e Ladoga; a chegada se dá em St. Petersburg, uma das mais belas cidades do mundo, com suas 101 ilhas e 66 canais.

E há ainda um roteiro pelo Rio Mekong, percorrendo a Província de Yunnan em meio a florestas, planícies e campos de arroz nos cinco países do sudeste asiático (confira valores e outras opções de roteiros pelos rios da Europa e Ásia no quadro).

Divulgação
MS Amacello, um dos navios da frota da Amadeus Waterways: com roteiros que englobam diferentes países, companhia leva o turista para conhecer a Europa e Ásia navegando por rios cercados de antigos vilarejos, com seus castelos e vinhedos.

Temporada 2009-2010 com até 50% de desconto

Divulgação
Convés do navio Costa Concórdia.

A Costa Cruzeiros está apostando no parcelamento dos pacotes para atrair clientes. Desde o início deste mês os pagamentos foram divididos em até dez vezes sem juros no cartão de crédito, cheque ou boleto bancário.

Já as viagens nos navios Costa Concordia – estreando em águas brasileiras, com capacidade para hospedar 3.780 pessoas – e Costa Mágica estão com desconto de 50% para o segundo hóspede em cabines com varanda – as reservas devem ser feitas até 31/5. Outra opção é o segundo hóspede grátis, na mesma cabine, nas travessias Itália-Brasil e Brasil-Itália.

O segundo hóspede também é gratuito nos minicruzeiros de dezembro. As promoções são válidas para toda a temporada 2009/2010 (veja opções de roteiros dos dois navios no quadro). E uma novidade: a companhia acaba de lançar um novo canal de comunicação via web para os passageiros.

É o blog.costacrociere.it, que pode ser usado na distribuição de informações, curiosidades e opiniões sobre a Costa Cruzeiros por meio de textos, fotos, vídeos e música. Os usuários do blog poderão comentar os textos postados e apresentar suas próprias contribuições com inserção de links, e-mails e comunidades virtuais como Facebook, MySpace e Delicious.

O blog pode ser acessado diretamente no endereço blog.costacrociere.it ou pelo www.worldofcosta.com. Uma forma de trocar ideias com quem já viajou para planejar ainda melhor seu cruzeiro.

Diversão no mar e em terra firme

Divulgação
Monarch of the Seas fará paradas em Nassau, Bahamas e Cocoray.

A companhia de cruzeiros Royal Caribbean uniu-se ao Universal Orlando Resort, na Flórida, Estados Unidos, para criar um produto que combina diversão em terra e no mar.

Os roteiros mesclam estada de três ou quatro noites no resort com um cruzeiro de três ou quatro noites pelas Bahamas, a bordo do Monarch of the Seas, ou um cruzeiro de sete noites a bordo do Freedom of the Seas.

O pacote, batizado de “Muito mais do que um cruzeiro”, inclui hotel, acomodação no navio e bilhetes para o Universal Studios Florida e o Universal’s Islands of Adventure.

Divulgação
Surfe em piscina no Freedom of the Seas: hóspedes navegarão no Caribe.

O Universal Orlando Resort abriga dois parques, um enorme complexo de entretenimento noturno e três hotéis temáticos. No Universal Studios, os hóspedes podem entrar no mundo de atrações premiadas da cultura pop, filmes e programas de TV, como Os Simpsons, Shrek e A Múmia.

Como novidade, o parque também vai inaugurar a Hollywood Rip Ride Rockit, montanha-russa que permite personalizar a experiência escolhendo a trilha sonora para o passeio. Já o Universal’s Islands of Adventure reúne os mais tecnológicos passeios e atrações em cinco ilhas temáticas únicas – Marvel Super Hero Island, Toon Lagoon, Jurassic Park, The Lost Continent e Seuss Landing.

Os hóspedes do Monarch of the Seas farão um cruzeiro com paradas em Nassau, Bahamas, e Cocoray, ilha privada da Royal Caribbean, também nas Bahamas, onde poderão desfrutar de esportes na água e de um parque aquático para crianças. A bordo do navio, poderão apreciar os musicais ao estilo Broadway, jogos no Casino Royale e revigorantes rituais do spa.

Também é possív,el escolher férias de dez e onze noites, combinando estadias de três ou quatro noites no resort com sete noites no oeste ou leste do Caribe a bordo do Freedom of the Seas.

No itinerário pelo leste do Caribe, três dias no mar com paradas em St. Thomas, St. Marteen e Cocoray; no roteiro pelo oeste, dois dias de navegação e paradas em Ocho Rios, Jamaica; George Town, Grand Cayman; Cozumel, México; e Labadee, praia privada da Royal Caribbean no norte do Haiti.

As viagens começam em maio e as reservas já podem ser realizadas com a Sun & Sea, que representa a companhia no Brasil: (11) 3156-5600 ou (21) 2212-0070. Informações: www.royalcaribbean.com.br