Tranqüilidade no pagamento e possibilidade de viajar mais vezes ao ano. Esses são dois dos benefícios citados pelo agropecuarista paranaense Júlio Balcewicz, um dos que aderiram ao programa Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem.

Lançado pelo Ministério do Turismo há cerca de três meses, o programa prevê desconto de 50% no preço da hospedagem a aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais.

A iniciativa tem por objetivo possibilitar que mais pessoas viajem pelo Brasil, fomentando o turismo dentro do País e combatendo a ociosidade nos hotéis e pousadas participantes em períodos de baixa ocupação e a sazonalidade nos destinos.

Por meio do programa, no fim de maio, o casal Júlio e Irene Balcewicz, de Toledo, vieram a Curitiba, onde se hospedaram no Hotel Centro Europeu Tourist, e depois seguiram para Cuiabá, onde ficaram no Hotel Diplomata.

“Pagando a metade do preço da hospedagem fica muito mais tranqüilo viajar”, considera Júlio, que soube do programa por intermédio da filha, que o ajudou a fazer a reserva pela internet. “Quem tiver interesse em viajar que não perca tempo e aproveite esta chance”, aconselha.

Júlio já está pensando em fazer outras viagens utilizando-se do benefício de pagar somente a metade do valor da hospedagem. Foz do Iguaçu está entre os destinos que quer visitar no Brasil.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, os destinos mais procurados pelo público que procura o Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem são Poços de Caldas (MG) e Gramado (RS), respectivamente o Jóia Hotel e Hotel Vista do Vale.

O Portal de Hospedagem exibe os 4.530 meios de hospedagem cadastrados em 357 destinos brasileiros. Eles são de categorias diversas desde pousadas simples até resorts e spas sofisticados.

A maior parte dos estabelecimentos participantes está nas regiões Sudeste (36,09%) e Nordeste (34,47%), seguidas pelo Sul (21,54%), Centro-Oeste (5,58%) e pela região Norte (2,32%).

Como participar

Aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais que queiram viajar por meio do programa, pagando só 50% do valor da hospedagem nos estabelecimentos cadastrados, devem fazer a reserva por meio do portal www.portaldehospedagem.com.br. O benefício será concedido somente se a reserva for feita pela internet.