Previna-se contra acidentes na água

Não entre na água sem conhecer bem o local;  cuidado com correntezas, buracos ou pedras e tocos submersos;  atenção para animais aquáticos como águas vivas, moreias e ouriços;  fique longe de embarcações motorizadas.

Nas piscinas e lagoas

Preste atenção na profundidade antes de mergulhar; cuidado com banhistas distraídos; atenção para pisos escorregadios, materiais de vidro ou cortantes; analise as condições de limpeza e de banho da água.

Exposição ao sol

Crianças e adultos devem se expor ao sol somente até as 10h e após às 16h; use sempre protetor solar; mantenha-se hidratado.

Para sua segurança

Informe-se sobre a presença de guardas salva-vidas; não engula a água, por mais limpa que aparente;  não nade próximo a embarcações motorizadas; só saia a passeio em embarcações com licenças e equipamentos de segurança (bóias, coletes salva-vidas, equipamentos de primeiros socorros); certifique-se da competência e experiência de fornecedores de passeios, como: vôos em pára-quedas, banana boat, jet ski, parapente; tenha à mão antialérgicos para uso no caso de picadas de mosquitos e outros insetos ou animais; nunca deixe crianças desacompanhadas; não entre na água alcoolizado, pois os reflexos diminuem e os riscos aumentam.

Fonte: Férias Vivas -www.feriasvivas.org.br.

Voltar ao topo