Piranhas, oásis em meio à caatinga

O município de Piranhas, no alto sertão de Alagoas, encanta os visitantes por sua arquitetura barroca e beleza natural. Distante 290 quilômetros de Maceió, a pequena cidade tem pontos turísticos famosos como o Rio São Francisco, o “Grande São Chico”, com suas águas esverdeadas e cânions; a Hidrelétrica de Xingó, uma das maiores e mais modernas do Brasil; e o Museu do Sertão, que guarda o acervo de Virgulino Ferreira, o cangaceiro Lampião.

O Museu Arqueológico de Xingó, um dos mais modernos do Brasil, também fica ali pertinho, mas já na cidade de Canindé do São Francisco, já no Estado de Sergipe. A região de Xingó tem cerca de 273 sítios arqueológicos a céu aberto e mais de quarenta sítios paleontológicos. Outros locais que merecem visitação são o Centro Histórico com casario dos séculos XVIII e XIX, com arquitetura em estilo colonial inglês e português, em fase de tombamento pelo patrimônio histórico; o povoado de Entremontes, que tem um maravilhoso artesanato local em rendendê, ponto de cruz e crochê; e o povoado Piau, que produz artesanato em madeira e pintura a óleo.

Passeio

Passeios de catamarãs e canoas levam os turistas pelo Rio São Francisco em direção a pequenos lugarejos ribeirinhos, como a Gruta de Angicos, onde foram assassinados Lampião e Maria Bonita. Vale também uma parada “estratégica” nos restaurantes e barzinhos à margem do rio, que servem pratos deliciosos da culinária típica.

Os apreciadores do turismo ecológico têm na caatinga um cenário diferente, onde são praticadas caminhadas percorrendo vales, riachos pedregosos e pequenas cachoeiras. Entre as trilhas mais conhecidas estão a do Angico, que leva a gruta onde Lampião foi morto; a da Ribeira do Capiá, que passa por formações rochosas em arenito de uma beleza extraordinária; e a da Via Férrea, com vista panorâmica do Rio São Francisco.

Voltar ao topo