Piedade incentiva o agroturismo

A menos de 110 quilômetros da capital paulista está a cidade de Piedade, um município que é responsável por 30% do abastecimento de hortaliças de São Paulo e produz cerca de 120 diferentes produtos agrícolas, como, por exemplo, cogumelos comestíveis e medicinais. Recentemente implantou uma política voltada para o desenvolvimento das atividades de agroturismo, já que a cidade oferece condições climáticas, recursos naturais e uma ampla cobertura vegetal de mata atlântica que permite aos visitantes curtirem a natureza.

A cidade que até pouco tempo atrás buscava sua verdadeira vocação na área do turismo resolveu desenvolver uma política totalmente voltada à visitação da sua rica agroindústria.

Antes conhecida como a terra da batata e da cebola, Piedade deu início ao desenvolvimento de pesquisas científicas na produção mais variada de sua atividade agrícola. Hoje, os visitantes podem conhecer desde plantações de alcachofra, caqui Fuyu e morangos, até o curativo cogumelo do sol. Pode-se também visitar a fábrica de água mineral Klarina e também ver a produção de mel e própolis.

Caminho das Águas

O Sítio Caminho das Águas, onde é criado o camarão da Malásia, é também onde se faz as deliciosas massas caseiras à base de cacau e onde se experimenta a famosa sobremesa Capri Shak, feita de leite de cabra com sorvete de creme ou chocolate.

Um trem comprado e recuperado da década de cinqüenta é o cenário de um restaurante que serve pratos da cozinha internacional, onde os principais atrativos são o yakissoba e a salada Califórnia.

O proprietário do restaurante é o artista plástico Paulo Andrade, que apresenta uma mostra de seus quadros e trabalhos.

Uma pequena loja comercializa desde conservas de alcachofras (produto agrícola mais comercializado na região) até pequenos quadros de tinta a óleo que retratam paisagens do cotidiano. A fazenda é ainda local para a prática de esportes radicais, como, por exemplo, o arvorismo.

Vale também uma visita à trilha pela mata atlântica que leva o turista a percorrer lindos recantos, chegando à primeira usina hidrelétrica de Piedade, datada de 1910. No local são vendidas mudas de plantas das mais variadas espécies, como orquídeas, azaléias e violetas.

Parque ecológico

O Manacá é um parque ecológico de 340 mil metros quadrados, incrustado na Serra de Paranapiacaba, a uma altitude de novecentos metros. Além de dispor de um centro de eventos, o local é um dos melhores da cidade para a prática de ecoturismo e de esportes de aventura. Está equipado com ponte pênsil, parede de escalada e uma tirolesa com cem metros de extensão sobre uma das represas do local.

Nos hotéis, ecoturismo e esportes

O Recanto Dourado oferece estrutura para famílias e grupos. Tem um alojamento para 150 pessoas e sua área de lazer inclui trilhas, piscinas, campo de futebol, pescaria, salão de jogos, sala com DVD e chalés triplex. Já para quem prefere ficar hospedado um pouco mais isolado do núcleo urbano, uma das opções é a Pousada Vale dos Eucaliptos, que oferece chalés com lareira, tevê e frigobar, piscina externa climatizada com toboágua, salão de jogos, vídeokê, cavalos e pôneis.

Na grande área de mata atlântica, o turista opta por percorrer as diversas trilhas ou praticar esportes como rappel e escalada pelas exuberantes pedras que ornamentam a área. A alimentação na pousada é preparada de maneira caseira e artesanal.

A Estalagem das Rosas (foto), localizada no km 85,5 da Rodovia Piedade-Ibiúna, dispõe de chalés e suítes em estilo suíço com tevê, frigobar e lareira, lago com pedalinho, campo de futebol, quadras de vôlei e tênis, salão de jogos, cavalos e piscina aquecida. As diárias custam a partir de R$ 170 por casal, com todas as refeições. O Hotel Fazenda Pousada dos Bem-te-Vis oferece onze chalés e sua estrutura de lazer e descanso inclui lago para pesca, salão de jogos, sala lúdica para crianças, piscina, loja de conveniência e restaurante panorâmico com vista para a mata atlântica. Os preços das diárias variam a partir de R$ 110 por casal, incluindo café da manhã.

Mais informações sobre as opções de hospedagem e turismo em Piedade podem ser obtidas no site www.piedade.tur.br.

Voltar ao topo