Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Balneário Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina, vai receber os melhores pilotos do mundo para a etapa final do Campeonato Mundial de Jet Ski.
O Jet Waves 2010 acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, no extremo norte da praia, onde 27 pilotos, de nove nacionalidades, fazem o encerramento da 12ª edição do torneio.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (Setuce) calcula que mais de duzentas pessoas, entre equipes, organizadores, jurados e pilotos estejam envolvidos diretamente com a competição. “Além disso, esperamos movimentar a cidade visitantes e admiradores de esportes radicais”, afirma a secretária Flávia Coradini. O Jet Waves é uma parceria entre o Governo Municipal e a Associação Internacional de Freeride (IFWA).

São esperados para essa final, competidores da Alemanha, Estados Unidos, Itália, França, África do Sul, Argentina, Polônia, Inglaterra e Brasil. Entre os pilotos brasileiros devem participar representantes dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.
O freeride surgiu quando pilotos e surfistas resolveram encarar as ondas em manobras radicais nunca antes realizadas em competições de estilo livre. Para somar a maior pontuação, os pilotos precisam “surfar” as ondas e se arriscar em manobras radicais.
Além do Brasil, França e Estados Unidos são os percussores do esporte no mundo e sediam as duas primeiras etapas do campeonato.